Grupo B: R5 Maxi Turbo

Posted Posted by Pipe in , Comments 6 comentários


Demorou um tempo, mas finalmente chegou a hora do segundo post da série Grupo B. E após muitos votos e sugestões, o escolhido da vez foi o belo e rápido R5 Maxi Turbo, uma versão modificada do R5 Turbo. Mas os fãs dos outros carros da categoria não se preocupem pois todos vão aparecer aqui em breve.

O R5 começou a ser desenvolvido em meados da década de 70, em paralelo aos bons resultados que a fábrica vinha obtendo na Fórmula 1. A ideia era construir um carro para disputar Rallys internacionais, o que significava ter que construir também pelo menos 400 unidades para fins comerciais, mas no fim das contas as duas versões não compartilhavam quase nada. O motor utilizado no modelo que disputou o Grupo B era uma versão mais "mansa" do RE20 da F1 com 4 cilindros em linha e uma turbina, ao invés do V6 bi-turbo do F1. Gerava aproximados 350HP contra 500HP do monoposto, e ficava instalado atrás do piloto.

O carro tinha um comportamento bastante estável, uma direção rápida e precisa e uma aderência fora do normal, que foi muito aclamada na época. A tração era traseira ao contrário de muitos concorrentes da época que possuíam tração 4x4, mas isso só era desvantagem em provas na terra, porque nas corridas no asfalto ele andava no mesmo ritmo dos outros. Venceu o Rally de Monte Carlo de 1981 na sua primeira participação no WRC, e o Tour de Corse de 82 e 85, sem contar inúmeras vitórias no campeonato francês. Um verdadeiro foguetinho, e muito maneiro com essa pintura clássica da Renault.


6 comentários:

Volney disse...

Deve ser uma coisa de outro mundo guiar um carro desses. Pouco peso, motor monstruoso e tração traseira.
Podia não ser o mais competitivo entre os carros de rally naquela época, mas que era uma máquina incrível ninguém duvida.

Volney disse...

Pra alguém que sonha (assim como eu) em dirigir um carro desses, apareceu essa semana um à vendo no ebay.
Aí vai o link em inglês da matéria: http://www.ridelust.com/1985-renault-r5-turbo-ii-for-sale-on-ebay/

Pipe disse...

Fala Volney,
Nem fala cara, o carrinho grudado no chão e acelerando tudo, deve ser demais. Nas pistas de asfalto andava junto do pessoal de tração 4x4, andava muito mesmo.

Pô, lindo esse a venda cara, me amarrei. Imagina dirigir um brinquedo desses hoje em dia?! O preço é meio salgado, mas acho que um carro raro e forte desse nesse estado de conservação vale a pena. O problema é que eu não tenho a grana, rs.

Valeu, abraço.

Guilherme Akatsu disse...

esse quase nao tem farois
haha
mas essa entrada de curva so com 3 rodas fico muito linda
da até vontade de ter um agora
rsrs
abraço pipe!

Pipe disse...

Fala Guilherme,
Pois é, também nunca vi tanto farol em um carro, devia ser ótimo pra correr a noite, rs.
Essa foto que vc citou está bonita mesmo, o carrinho andava muito e fazia curva que era uma beleza. Também queria um, aliás tem um a venda nesse link q o Volney indicou acima, só o preço q não é muito convidativo, rs.
Abraço e aguarde esse mês o terceiro post da série.

Anônimo disse...

sabe o que é o mais legal disso tudo? acreditem se quiserem, mas esse pequeno monstrinho usa um motor 90% semelhante ao CHT hehe