Eu já tinha a foto desse carro há um tempo, salvei por conta de seu visual diferente, e aproveitando o post do Tohmé no blog Minis no Mundo sobre ele, acho interessante postá-lo. Esse é o Gebhardt JC843 e o JC853, acho que apenas o azul é um 853 e o outro com a pintura britânica e o vermelho são 843, na verdade o visual é muito parecido.
O primeiro modelo, 843, foi construído pelos irmãos Gunther e Fritz Gebhardt para disputar o Group C2 World Championship em meados da década de 80, ficou em sexto no campeonato de 1984. Em 85 a equipe britânica ADA Engineering (por isso a pintura) comprou um JC843 e preparou para as 24H de Le Mans, acabando em segundo na sua categoria. A equipe continuou desenvolvendo o carro e em 86 terminaram em uma honrosa oitava posição geral em Le Mans. Em 85 foi lançado o JC853 que teve algum sucesso no Group C2 e participou de Le Mans nesse mesmo ano, mas acabou abandonando a corrida.
Os motores variaram de uma competição para a outra, entre um Ford Cosworth DFV V8 3.0L e um Ford Cosworth DFL V8 3.3L. O que chama a atenção no carro e que o Tohmé comentou também, é a barbatana na traseira, uma solução muito utilizada hoje na F1. Achei o protótipo bonito, as fotos acima são de um modelo restaurado em um evento de clássicos, e abaixo os modelos da época.
3 comentários:
Bem exótico o design do carro, mas interssante. Mais um que eu não conhecia.
Mandou bem Pipe!
Abraços
Leandro Castro
obs.: a barbatana mais antiga que eu conheço é a da Jaguar.
Valeu Pipe, e as primeiras fotos são de matar. Baita visual, baita pintura.
Valeu Leandro, exótico é uma boa palavra pra descrever esse carro mesmo. Também achei interessante quando conheci.
Mas muito bem observado, o Jaguar D-type já tinha uma barbatana muito anos antes, e até que semelhante a essa, só que do lado e não no meio, legal cara, valeu pela lembrança.
Abraço
------------------------------------
Bom que vc gostou Tohmé, pode contar comigo.
E a pintura é realmente bonita. A primeira vista causa um estranhamento, mas no geral o carro é maneiro.
Abraço.
Postar um comentário