O Candy car que ficou famoso em Portugal, ganhou várias corridas.
Versão do Grupo 4, com suposta pintura de Andy Warhol
Acabei não conseguindo postar ontem, peço desculpas aos amigos, mas bola pra frente, e hoje escolhi esse esportivo, o De Tomaso Pantera, que também tive o privilégio de ver ao vivo no último fim de semana. Que beleza de carro, que ronco, que visual, enfim, que máquina. Como são muitas fotos vou dividir o post em duas partes, e nessa primeira serão fotos dos carros de corrida da época, e na próxima modelos reformados que disputam eventos de clássicos.
No final da década de 60 a Ford, que já fornecia motores a De Tomaso, comprou 80% das ações da empresa, e impôs a produção de um coupê esporte para enfrentar o Corvette nos Estados Unidos. Assim, o Pantera foi lançado em 1970 seguindo as tendências de estilo da época, linhas retas, frente longa, traseira curta, faróis escamoteáveis e por aí vai. A primeira versão tinha motor V8 5.7L com 330HP e atingia 240Km/h. Não demorou a despertar o interesse de equipes a botar o carro nas pitas, e nos anos 70 e 80 vários Panteras disputaram diferentes categorias pela Europa e Estados Unidos.
Em 1972 participou das 24H de Le Mans chegando na 16ª posição, e em 1979 chegou em 9º. Também foi utilizado para bater recordes de velocidades nos lagos de sal de Boneville nos EUA.
Em 1976, a fábrica preparou um modelo para correr no Grupo 5 do Campeonato Europeu de Marcas, e para isso uma série de modificações precisaram ser feitas, alterando bastante o visual do carro. Conseguiu alguns bons resultados nessa categoria.
Pantera versão Grupo 5, bem diferentes.
Um Pantera SI preparado pela equipe britânica ADA Engineering também disputou as 24H de Le Mans em 1994, e estava indo bem até ter problemas com a caixa de marchas. Esse mesmo modelo venceu o British GT Championship em 1995, e participou do BRP Championship em 95 e 96 sem muito sucesso. Nessa época já não tinha tanta semelhança com a versão original, como é possível ver nas fotos abaixo.
2 comentários:
Na penúltima foto ele está praticamente idêntico a uma Ferrari 355
Legal demais Pipe essa história do Pantera.
Fala aí Volney, bom que vc gostou cara.
Ele lembra mesmo as 355, mas as Ferraris são mais bonitas, rsrs.
Abraço.
Postar um comentário