Ford GT40

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Dobradinha em Le Mans em 1968.


Estou para postar esse carro há muito tempo, mas não sei bem porque estava postergando. É um dos mais incríveis e belos carros de corrida de todos os tempos, o Ford GT40. Alguns vão reparar que o mais famoso com a pintura da Gulf não está aqui, mas já está separado para a série Gulf Racing que virá a seguir, assim como boas fotos de pit stop. Esse carro dá muito o que falar, enfim, vamos a história.

No início da década de 60 a Ferrari dominava as 24H de Le Mans, na época o símbolo máximo de resistência e performance de um automóvel, e a Ford queria de qualquer forma obter a vitória nessa corrida. Chegaram até a tentar em vão comprar a fábrica italiana, quando enfim resolveram construir um novo carro, e o resultado foi essa máquina extraordinária. A base do projeto foi o Lola MK6, mas o GT40 saiu com linhas mais agressivas e elegantes, extremamente baixo, tornando o carro inconfundível.

Após uma estreia desastrosa em 1964, a Ford precisou de mais um ano para desenvolver um carro competitivo e confiável. Assim nasceu o MKI, e logo depois o MKII (na verdade os dois são parecidos), as versões mais conhecidas e aclamadas do GT40. A versão MKIII foi destinada apenas as ruas, e a MKIV, a mais potente de todas, redesenhada por Carrol Shelby venceu Le Mans em 1967. Muito linda por sinal, vou postar depois.

O GT40 teve uma carreira longa de sucesso, e o mais importante, cumpriu seu objetivo inicial de vencer as 24H de Le Mans. Aliás, conquistou esse título por quatro anos seguidos, de 1966 a 1969, sem falar das vitórias em outras corridas importantes como as 24H de Daytona e Sebring. Vale destacar que em 66 o título foi do MKII, em 67 do MKIV e em 68 e 69 do MKI.

Em 66 em Le Mans, três GT40 terminaram nas primeiras posições, e no último ano, em 69, protagonizou uma das corridas mais emocionantes de todos os tempos, com a vitória decidida nos últimos metros, consagrando e eternizando o carro. O primeiro MKI tinha um motor 4.7 V8, e o MKII um V8 7.0L com 485HP.

A história dessa carro é enorme e tentei dar uma resumida, se alguém tiver alguma coisa para acrescentar é só falar que atualizo aqui.

GT40 MKI em Nurburgring 1969

7 comentários:

Rafael Oliveira disse...

Pipe... Excelente post, muito detalhado, vc conseguiu elevar os posts sobre GT 40, pois a maioria que vejo, são muitos simples e até frajutos.
Queria apenas acrescentar algumas curiosidades:
Alguns GT40 que vemos tem uma bolha sobre o teto na posição do motorista... é a famosa "Capsula Gurney", pois o Dan era alto para o carro, então ele dirigia com a cabeça colada no teto.
A disposição do veículo era um tanto quanto engraçada como o que pensamos sobre disposição interna de veículo, pois o câmbio ficava a direita, e não ao contro do veículo (o volante era posicionado à direita do carro), este fato se deve de em testes não terem tido sucesso na disposição tradicional, e além disto, conseguiram encontrar uma melhor aderência nas curvas, pois a massa era mais concentrada ao centro das curvas (como a maioria dos circuitos são em sentido horário, a grande maioria das curvas são para a direita).
A fúria de Henry Ford II em bater a Ferrari (após ser tirado como "bobo", pois na reunião de assinatura de contrato, ou seja, na última, o Commendatore Enzo Ferrari dessitiu da negociação) foi tanta que ele não mediu investimentos no desenvolvimento do GT 40, criando até uma divisão especial na Inglaterra, a FAV (Ford Advances Vehicles), contratando monstros do automobilismo e investindo em tecnologia que só virou comum umas 2 décadas depois.
Foi um dos raros veículos a vencer Le Mans com o mesmo chassis (1968 e 1969), feito só repetido pela Porsche.

Abraços.

Rafael Oliveira.

Tohmé disse...

Pipe, pelo jeito você ama esse carro, não?

REalmente o desenho é único.

Volney disse...

Ele é simplesmente O CARRO mais lindo da história.
Já desembarcou um modelo no Brasil no final dos anos 60 para a equipe Colégio Arte e Intrunção na cor vermelha, e ficou muito tempo por aqui, mas voltou para os EUA para as mãos de um colecionador em 2002.

Pra quem quiser saber mais um pouco da história dele aqui tem um link
http://www.gt40s.com/forum/video-pictures-buffet/21302-video-gt-40-arriving-brazil-69-anyone-knows-about-car.html#post205652

Rafael Oliveira disse...

Detalhe: se não me engano este GT 40 era do Emmo, antes de ir para os EUA.

Abraços.

Rafael Oliveira

Pipe disse...

Fala Rafael,
Valeu mesmo pelo elogio, tentei resumir, mas mesmo assim tem muita coisa pra falar desse carro.

Excelentes observações e curiosidades cara. Essa da bolha no teto é no mínimo engraçada, devia ser muito desconfortável pro piloto.
A do volante do lado direito eu ñ sabia, curioso para um carro americano, mas inteligente, o que vale são os resultados, e nisso esse carro é inquestionável.
E impressionante mesmo os resultados alcançados pela fúria do Ford, rsrs. Custou uma grana, mas depois o cara ganhou tudo que queria e mais de uma vez.
Falou, abraço.
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Fala Tohmé,
Esse carro é muito maneiro mesmo, como vc disse, um desenho inconfundível.
Mas vc acha isso pq além dos posts eu tenho uma mini? rsrs
Valeu, abraço.
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Fala Volney,
É um dos mais com certeza.
Ótimo link cara, fotos muito boas, não sabia desse GT por aqui, show de bola, pelo visto também fez sucesso, e segundo o Rafael pertenceu ao grande Emerson, maneiro.
Valeu cara, abraço.

Cesar Costa disse...

O GT-40 da Equipe Colégio Arte & Instrução nunca foi do Emerson. Na época a CBA proibiu que carros importados andassem aqui e o carro foi vendido para a Equipe Greco de São Paulo. Milagrosamente, após a venda, a CBA voltou atrás da decisão e permitiu que carros importados corressem. Mais tarde o carro foi vendo ao piloto Marinho Antunes e depois, quando já não corria mais (ele tomou duas porradas que empenaram o chassi), foi vendido pelo Wilson Fittipaldi para um colecionador estrangeiro...

Pipe disse...

Fala Cesar,
Pois é, mais um desses mal entendidos da história do automobilismo. Pelo fato de ter um Fittipaldi no meio o pessoal já aumentou a história dando vitórias ao Emerson, rs.
Mas valeu pelas informações bastante detalhadas da história do carro, que com ou sem o Emerson rodou um bom tempo por aqui, rs.
Abraço.