O carro de hoje é a Ferrari 333SP, um protótipo construído pela fábrica italiana para disputar a categoria WSC (World Sports Car, que substituiu a GTP) do IMSA, campeonato norte americano que já vimos aqui outras vezes. Vale ressaltar que esse carro marcou o retorno oficial da Ferrari a esse tipo de corrida após 20 anos de ausência. Eles contrataram a Dallara para desenvolver o chassi, enquanto se dedicavam ao motor, uma versão do V12 utilizado na Ferrari F92A da F1, 4.1L com aproximados 600HP. Eram quatro carros para três equipes, sendo uma delas a MOMO Sports, onde o dono da empresa era um dos pilotos.
O carro estreou vencendo a terceira etapa do IMSA GT de 1994, e na etapa seguinte conquistou as três primeiras posições da corrida. Até o fim dessa temporada venceu mais três vezes, mas não foi o suficiente para conquistar o título (que ficou com um Oldsmobile) devido a ausência nas três primeiras corridas. Em 1995 veio a vingança e a 333SP ganhou o campeonato de marcas e de pilotos. Nesse ano também estreou nas 24H de Le Mans, mas sem obter grandes resultados, sendo o melhor um sexto lugar. Em 96 e 97 o carro continuava competitivo, venceu várias corridas, mas tiveram que se contentar com dois vice campeonatos.
Em 1998, uma equipe particular deu uma atualizada no carro e foi experimentar novos ares no ISRS (Internacional Sports Racing Series), mais tarde chamado de Fia GT. Ganharam todas as corridas e conquistaram as duas primeiras posições do campeonato. Também venceram o ISRS nos dois anos seguintes. Em 99, resolveram ir para a Europa, já que não tinham muita chance na recém-criada ALMS dominada pela Audi e a BMW, mas não conseguiram muitos resultados. Com o carro ficando cada vez mais desatualizado, foi sumindo aos poucos das corridas internacionais, passou a utilizar motor Judd por conta dos custos, e fez mais algumas aparições esporádicas, sendo a última em 2003.
Gostei do visual do carro, muito bonito, e a pintura da MOMO é show. Difícil ver um protótipo da Ferrari nesse estilo, talvez esse seja o único, e foi vencedor, conquistou muita coisa e é considerado por muitos um dos melhores protótipos de todos os tempos.
4 comentários:
A da Momo é do Moretti. Tenho um amigo que é muito amigo dele. Inclusive estiveram juntos em Laguna Seca e me trouxe as fotos. O Moretti já tá velho pacas e ainda acelera....
Um raro e belo protótipo da marca do 'Cavallino Rampante".
Pipe valeu pelos comentários.
abs.
Fala Tohmé,
Amigo sortudo hein, rs. Mas é verdade, acabei não escrevendo que o carro era dele. Depois manda as fotos que devem ser maneiras. E o cara deve acelerar muito ainda, dá um coro em muito garoto novo, rs.
Abraço.
-------------------------------------
Fala Alysson,
Não precisa agradecer cara, teu blog é mto maneiro.
Abraço
Postar um comentário