Esse é o Alpine Renault A220, belo protótipo que disputou as 24H de Le Mans em 1968 e 69. Com a mudança no regulamento de 68 na categoria de protótipos, que limitou os motores a 3.0L, as Ferraris e Fords da época ficaram obsoletos, e a Alpine que contava com o apoio financeiro da montadora francesa e a Gordini no fornecimento de motores, resolveu apostar do desenvolvimento desse carro.
Como o maior motor de corrida da Gordini era 1.5L, a solução foi juntar dois propulsores desses de 4 cilindros, criando um V8 3.0L com 310HP, que era capaz de atingir 330Km/h.
Foram inscritos quatro A220 nas 24H de Le Mans de 68, mas só um terminou, em 8º lugar. E em 69, nenhum dos três carros inscritos conseguiu terminar a corrida. As poucas vitórias que o carro conseguiu foram em corridas de menor importância na França.
Nas fotos acima modelos restaurados na Le Mans Classic de 2004, e abaixo os carros em Le Mans no fim da década de 60. E segundo informação do Interdomin, o #28 foi pilotado pelos franceses Henri Grandsrise e Gérard Larrousse.
4 comentários:
El Alpine #28 fue pilotado por los franceses Henri Grandsire y
Gérard Larrousse.
Belíssimo protótipo Pipe, e bem maior que o A110, que por aqui ficou conhecido como Willys Interlagos.
Acho que esses Alpines têm muito dos Matras, não?
Gracia Interdomin,
Atualizei o post.
Saludos.
-------------------------------------
Fala Alysson,
Bonito mesmo, e bem observado por você, muito maior que o A110, que aliás precisa aparecer aqui. Vou tomar as providências necessárias para isso, rs.
Abraço cara.
-------------------------------------
Também acho Tohmé, preciso pesquisar para ver se é proposital, se foram projetados pelas mesmas pessoas e etc, mas visualmente eles lembram mesmo os Matras com esses faroizões.
Abraço.
Postar um comentário