Ford Transit Supervan

Posted Posted by Pipe in Comments 4 comentários


Supervan 1


Supervan 2

Há pouco tempo atrás o Tohmé postou essas vans em seu blog (Minis no Mundo), e pediu para que eu fizesse um post aqui contando um pouco da história delas. Pois bem, elas não chegaram a disputar corridas como a Caddy Van da Volks, tinham um apelo mais publicitário, mas foram construídas como carros de corrida, e assim sendo merecem o espaço aqui. Essas são as Ford Transit Supervan.

O primeiro modelo, o MKI (duas primeiras fotos), foi lançado em 1971. As suspensões e o chassis eram reforçados, para lamas alargados, grandes pneus de competição e o magnífico motor do Ford GT40, um V8 de 5.0L com 435HP, capaz de levar a van a 240 Km/h se fosse permitido na época, mas o máximo que deram foi 216 Km/h de terceira marcha.

Já o segundo modelo, MKII (as duas fotos acima), apareceu em 1984 baseado no Ford C100 que competiu em Le Mans (já conhecido nosso). O motor era um Cosworth V8 3.9L capaz de desenvolver 590HP. Esse modelo já tinha mais aspecto de competição, com asa traseira, spoiler dianteiro e grandes entradas de ar nas laterais. Na época, o piloto de F1 Martin Brundle chegou a 283Km/h em Silverstone.

E o terceiro modelo, MKIII (fotos abaixo), surgiu em 1994 com um motor Cosworth V10 HB, semelhante aos F1 da época, 3.5L e 650HP. O mesmo motor utilizado no Jaguar XJR-14 que disputou o WSC. O visual dessa van também é bem de corrida, com soluções parecidas com a do modelo 2. E apesar de mais potente, a velocidade máxima cronometrada foi de 180Km/h em Silverstone, mas imagino que deveria ir a bem mais que isso, faltou é oportunidade mesmo.

É difícil escolher um preferido dentre os três modelos. O primeiro um clássico, o segundo com mais cara de van, e o terceiro mais futurista. E diferente do que havia dito no post do Tohmé, acho que fico com o primeiro, rs.

A Ford ainda lançou um modelo de van de Rally com pintura da Martini e tudo, mas vou falar dela em um próximo post.




Supervan 3

4 comentários:

Tohmé disse...

Certamente escolho a primeira. Valeu pelo apoio/parceria virtual.

Volney disse...

Bem legal esse último modelo, deve ser coisa de outro mundo guiar um carro como esse.

Rafael Oliveira disse...

Pipe... excelentes fotos.. acho muito lindo estas Supervan... Agora nunca encontrei o Brundle pilotando ela.. já encontrei o Stewart... fantástica a tocada dele na vanzinha!!

http://www.youtube.com/watch?v=KnqdIsBJT0A

Vale a pena!!

Grande abraço.

Rafael Oliveira.

Pipe disse...

Valeu Tohmé, tamu junto camarada. A primeira é a mais estilosa mesmo.
Abraço
--------------------------------------

Fala Volney,
O modelo três é muito maneiro mesmo, realmente deve ser incrível pilotar uma máquina dessas, ainda mais com um motorzão V10.
Valeu, abraço.
--------------------------------------

Fala Rafael,
Também acho elas incríveis.
Animal o vídeo cara, a tocada da van 1 é demais, chegando a levantar a roda do chão, e a 2 também é show. Curti muito mesmo, valeu pela dica!
Abraço.