Alpine Renault A220

Posted Posted by Pipe in , Comments 4 comentários



Esse é o Alpine Renault A220, belo protótipo que disputou as 24H de Le Mans em 1968 e 69. Com a mudança no regulamento de 68 na categoria de protótipos, que limitou os motores a 3.0L, as Ferraris e Fords da época ficaram obsoletos, e a Alpine que contava com o apoio financeiro da montadora francesa e a Gordini no fornecimento de motores, resolveu apostar do desenvolvimento desse carro.

Como o maior motor de corrida da Gordini era 1.5L, a solução foi juntar dois propulsores desses de 4 cilindros, criando um V8 3.0L com 310HP, que era capaz de atingir 330Km/h.

Foram inscritos quatro A220 nas 24H de Le Mans de 68, mas só um terminou, em 8º lugar. E em 69, nenhum dos três carros inscritos conseguiu terminar a corrida. As poucas vitórias que o carro conseguiu foram em corridas de menor importância na França.

Nas fotos acima modelos restaurados na Le Mans Classic de 2004, e abaixo os carros em Le Mans no fim da década de 60. E segundo informação do Interdomin, o #28 foi pilotado pelos franceses Henri Grandsrise e Gérard Larrousse.


4 comentários:

interdomin disse...

El Alpine #28 fue pilotado por los franceses Henri Grandsire y
Gérard Larrousse.

Alysson Prado "Balo" disse...

Belíssimo protótipo Pipe, e bem maior que o A110, que por aqui ficou conhecido como Willys Interlagos.

Tohmé disse...

Acho que esses Alpines têm muito dos Matras, não?

Pipe disse...

Gracia Interdomin,
Atualizei o post.
Saludos.

-------------------------------------

Fala Alysson,
Bonito mesmo, e bem observado por você, muito maior que o A110, que aliás precisa aparecer aqui. Vou tomar as providências necessárias para isso, rs.
Abraço cara.

-------------------------------------

Também acho Tohmé, preciso pesquisar para ver se é proposital, se foram projetados pelas mesmas pessoas e etc, mas visualmente eles lembram mesmo os Matras com esses faroizões.
Abraço.