Gumper Apollo Hybrid

Posted Posted by Pipe in , Comments 4 comentários




Gumpert é uma fabricante de super carros alemã, na verdade, eu acho que eles só fabricaram um super carro até hoje, o Apollo lançado em 2005. E esse é o Gumper Apollo Hybrid que disputou as 24H de Nurburgring em 2008. "Hybrid" de híbrido mesmo, pois o carro utilizava um motor elétrico de 100kW e um outro a gasolina 3.3L V8 bi-turbo com 630HP. O interessante é que esse motor elétrico recarregava a bateria quando o carro freiava, imagino que por um sistema parecido com o do Kers da temporada passada da F1.

Um dos que pilotaram esse Apollo foi o ex-F1 H.Harold Frentzen, e eu não sei informar em que posição o carro terminou, se é que chegou ao fim. De qualquer forma é uma máquina bonita, principalmente vista de trás com lanternas tipo as da Lambo Murciélago. Já houveram alguns outros carros híbridos nas pistas, acho que com a preocupação crescente com a preservação do meio-ambiente, a tendência é que esse tipo de tecnologia seja cada vez mais utilizada, vide o tanto de carro conceito híbrido mostrado nos salões internacionais mundo à fora.

*Atualizado
O amigo Lui George encontrou mais informações sobre a participação desse carro nas 24H de Nurburgring. Ele largou da 22ª posição, mas por ter dado apenas 53 voltas ao todo (95 a menos que o vencedor), não obteve classificação. O carro teve problemas na transmissão duas vezes e ficou muito tempo parado nos boxes para que os reparos fossem feitos, chegando a ficar quase metade da corrida parado para manutenção. Interessante que mesmo depois de todo esse tempo parado, os consertos foram feitos e o carro ao menos completou a corrida, só que não teve voltas o suficiente para que obtivesse uma classificação final. O Lui também complementou que além do Frentzen, também pilotaram o carro Dirk Muller (atual piloto da BMW na ALMS), Dominik Schwager e Marcel Engels.

E o Volney informou que até hoje esse carro detém um dos recordes de volta na pista do Top Gear, programa britânico sobre carros.


4 comentários:

Lui George disse...

Ola Pipe, dei uma pesquisada sobre como foi a apresentação do carro nas 24hrs de Nurburgring de 2008 e achei as seguintes informações:
Além do Frentzen, pilotaram o carro o Dirk Müller (que hoje é piloto oficial da BMW no ALMS), Dominik Schwager e Marcel Engels. O bólido largou na 22ª posição mas não obteve classificação ao final da corrida, pois fez apenas 53 voltas, 95 voltas a menos que o primeiro colocado. O carro teve problemas na transmissão duas vezes o que fez com que ele ficasse muito tempo nos boxes, só para se ter uma ideia de como esses problemas acabaram com a corrida do carro, ao analisar os tempos volta a volta, uma delas teve o tempo de 11:33:12.620, isso mesmo, pouco mais de 11 horas e meia, mas mesmo depois de todo esse tempo nos boxes eles conseguiram arrumar o carro pelo menos para "completar" a prova, mesmo não tendo voltas o suficiente para obter classificação.
abraço

Fórmula Total disse...

Tem um Porsche que também é hibrido e participou das 24 de Nürburgring desde ano. É um branco com faixas meio que marrom, dourada, sei lá.

O carro é bonito, vinha bem na prova, mas quebrou.

Abraços
Leandro Castro

Volney disse...

Eu acho esse carro feio de doer, mas é uma máquina insana! Até hoje detém um dos melhores tempos na volta da pista do Top Gear.

Pipe disse...

Fala Lui,
Excelentes informações, valeu mesmo pela pesquisa e por compartilhar aqui. Pelo visto o carro deu um azar danado na corrida, merecia melhor sorte por conta de ser um projeto diferente e tudo mais. Agora mais de 11 horas parado é impressionante, praticamente metade da prova deles foi nos boxes. Uma pena, mas faz parte.
Abraço.

---------------------------

Fala Leandro,
Bem observado, eu me lembro de ter ouvido falar desse carro esse ano. Se não me engano tenho até foto dele. Vou ver se acho mais informações pra fazer um post.
Valeu cara, abraço.

---------------------------

Fala Volney, feio de doer também não né cara?! rs. Mas a lateral e a dianteira deixam a desejar mesmo, já a traseira eu acho bonita, acho que por causa das lanternas e do pára-choque. Devia andar muito mesmo, com esse "v-oitão" e mais de 600hp, violência mesmo.
Valeu, abraço.