Jaguar XJ12C Broadspeed

Posted Posted by Pipe in , Comments 2 comentários





Muito bem, as eleições terminaram e já foi decidido quem ocupará o cargo mais importante do país nos próximos quatro anos. Simpatias ou antipatias a parte, voltemos ao assunto que interessa nesse blog, os carros de corrida. E esse é um belíssimo exemplar de carro de turismo da década de 70, o Jaguar XJ12C Broadspeed, versão das pistas do XJ-C de rua, "C" de Coupé.

Ele correu oficialmente entre 1975 e 1977 no ETCC (campeonato europeu de carros de turismo), e não sei se em algum outro campeonato. Foram construídos quatro desses modelos de corrida com um motor V12 5.4L, e a Jaguar tinha muitas expectativas que seriam um sucesso. Infelizmente apesar de serem carros potentes, não atingiram os resultados esperados e o projeto foi descontinuado no fim de 77.

Representados nesse post, estão acima modelos restaurados em eventos recentes, e abaixo alguns carros originais dos anos 70. Achei lindo demais esse coupé, um visual incrível que une a elegância e a sofisticação da marca com a agressividade das pistas.



2 comentários:

Volney disse...

Belo exemplar de "Jag", eu não sabia que esse modelo também participava de provas de automobilismo.

Pipe disse...

Fala Volney,
Eu nem conhecia esse modelo até me deparar com algumas fotos. Achei muito maneiro também, lindo exemplar da marca, e corre até hoje em provas de clássicos.
Abraço.