Jaguar XJR-6

Posted Posted by Pipe in , , Comments 3 comentários


Estive fora o dia todo e não deu pra passar aqui antes, mas para aproveitar esse finalzinho de tarde selecionei esse Jaguar XJR-6 da TWR que correu no Grupo C em 1985. O motor era um violento V12 6.2L com 650HP, e o melhor resultado que um dos três exemplares construídos obteve foi a vitória nos 1.000Km de Silverstone. Já em Le Mans os três carros abandonaram a corrida. Em seguida a esse modelo vieram as continuações dos protótipos XJR da Jaguar, que foi até o 14 se não estou enganado, que ganhou Le Mans em 96 e 97.

O modelo da primeira foto está muito bonito, principalmente por conta da pintura verde clássica, e parece ser em algum evento de clássicos recente. E abaixo um modelo original da época com um visual diferente devido a estranha asa dianteira e as rodas traseiras cobertas, solução comum naquela época para algumas pistas.

*Atualizado
O Alex chamou a atenção para a informação do Jaguar XJR-14 ter ganho em Le Mans em 96 e 97, e fui dar uma pesquisada. Realmente ele não ganhou, nesses dois anos o vencedor foi o Porsche WSC-95 da Joest Racing, construído utilizando o chassi do XJR-14. O que acabou se mostrando eficiente, claro que por inúmeras outras razões, mas a base do Jag deu uma boa contribuição para o projeto vitorioso. Dos XJR apenas dois ganharam a famosa prova de 24h, o XJR-9 em 1988 e o XJR-12 em 1990.



3 comentários:

Fórmula Total disse...

A asa dianteira é bem estranha mesmo. Parece peça de um outro carro.

Talvez a asa tenha surgidira.O para resolver algum problema aerodinâmico na diante.

Abraços
Leandro Castro

Alex disse...

Pipe, dando uma consultada rápida descobri os anos que a Jaguar ganhou em Le Mans:
1988 - Jan Lammers / Johnny Dumfries / Andy Wallace - (Jaguar XJR-9 LM)
1990 - John Nielsen / Price Cobb / Martin Brundle - (Jaguar XJR-12)

Abraços!!

Pipe disse...

Fala Leandro,
Também tive essa impressão, deram uma boa adaptada ali e fizeram esse Frankeinstein, rs. E vai ver foi isso mesmo, o carro estava dando problema e tiveram que arrumar uma solução rápida, só que ficou bem feio e ainda teve alguém que registrou, rs.
Abraço.

-------------------------

Fala Alex,
Valeu pelas informações. Você tem razão, oficialmente a Jaguar ganhou esses dois anos mesmo. Dando uma pesquisada eu vi que em 96 e 97 ganhou o Porsche WSC-95 que na verdade utilizava o chassi do XJR-14, daí a minha confusão.
Falou cara, abraço.