Toyota 2000GT

Posted Posted by Pipe in , Comments 5 comentários

Linda imagem do 2000 GT perseguido por um Lancia Stratos.

E já que falamos de Toyota, esse é um carro que estava na fila para aparecer aqui há um tempão, o 2000 GT, o primeiro carro super esportivo japonês e talvez um dos mais bonitos e estilosos já feitos no Oriente. O 2000 GT ficou marcado pois mudou a visão do mundo sobre os carros japoneses na década de 60, e tinha qualidades para isso. Construído em parceria com a Yamaha, a idéia era superar o Jaguar E-Type, a grande estrela dos super esportivos daquela época, e vamos combinar que realmente tem alguma semelhança.

Não demorou para a fábrica querer colocar a máquina nas pistas, e ele disputou alguns campeonatos pelo mundo. Nos EUA competiu na temporada de 1968 da SCCA Series pela equipe de Carrol Shelby, uma tentativa da Toyota de fazer sucesso no mercado americano. Conquistou várias vitórias por lá e terminou com a segunda e terceira posições no campeonato. Mas como a versão de rua não fez o sucesso esperado o projeto foi abandonado no ano seguinte, e a marca então voltou as atenções para a Cam Am e o desenvolvimento do fantástico Toyota 7, que vale a pena ser mostrado um outro dia.

O 2000 GT também correu no Grande Prêmio do Japão chegando em terceiro, e venceu as 24H de Fuji em 1967. Mas o mais importante foram os recordes de velocidade e resistência que o carro conquistou na categoria 1500-2000 cilindradas da FIA, o que fez a Porsche desenvolver o 911R só para superar o Toyota. O motor era um 2.0L V6 com 152HP e chegava a 210Km/h, uma ótima velocidade para a época, e principalmente para um carro japonês.


Um dos carros originais da época.

5 comentários:

Alysson Prado "Balo" disse...

Um dos criadores do Toyota 2000GT,Himoru Narusse, morreu este ano em um trágico acidente aos arredores de Nürburgring, na Alemanha quando fazia testes com um Lexus LFA. Himoru também foi um dos fundadores da Toyota Motorsports e era piloto de testes da marca nipônica desde os anos 1960, desenvolvendo modelos de pistas como o Race 7 de 1970,e os míticos Supra e MR2, além de ter sido motorista pessoal de Akio Toyoda, atual presidente da empresa.


Post fantástico Pipe, parabéns.

abs.

ALYSSON PRADO "BALO"

interdomin disse...

Tengo este coche: http://todoescala.blogspot.com/2010/07/shelby-toyota-2000-gt-23-scca-1968.html

El mío fue pilotado por Dave Jordan.

Volney disse...

Eu não sabia que o 2000GT tinha versões para as pistas, bacana.

Fórmula Total disse...

Clássico!

Pipe disse...

Fala Alysson, valeu pelo elogio cara.
Mas trágica mesmo a morte do Himoru, ao menos foi fazendo uma coisa que ele devia gostar muito.
Valeu pela história.
Abraço.

---------------------------

Hola Interdomin,
Linda mini, eu tenho uma também na escala 1:64 parecida com a sua.
Saludos.

--------------------------

Fala Volney, pois é. No meu caso eu só conhecia a versão de corrida mesmo por causa de uma mini que comprei há um tempo atrás. O carro é maneiro mesmo.
Abraço.

---------------------------

Fala Leandro, verdade, marcou para sempre os carros esporte japoneses.
Abraço.