![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0DmP0pJhkgfJj4p5vlaHhF6tIbPDtcYRhqEGTlGMUHCpw68BSZ_zqIZRozpccYe_POpoMB3xe_JFmiDf2jmuqIbmTri2ITRx3iuRBTbz16FaWm8SIQO4q2vnEa4W3RKFtpSFLrSv_Ztf1/s400/Toyota+Eagle+GTP+MK-III.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaTWYG9dPLXmEuF4dzUk74QbCpn55kkR1q2VHPgdFBD1fynMQN0TxAO_NvnNuOuw6hukoX9bN-6z08U4h3jBTwNpoiuf6UU-v9hyphenhyphenJgBziiyUnsXr-utg8QPpTcBVq2QIztOwDtvN6RKW4j/s400/92-Toyota_IMSA_GTP_Eagle_MKIII_DV-08_MH_08.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkdPssT0QWi_IQt6X1fIC4GvL96ROhvygGw1VyIj6Tg3hXgPyw9mM55Mb2k1iog-O_XOnWsfQ5ahyphenhyphenx-tjEsI9K0EbH-j9PVGXZgozCp-cvxyEnd6DswiF3unrtY_cLPa1zfhqFU6lJdzXc/s400/1992+Toyota+Eagle+GTP+Mk.III.jpg)
Muito bem, já está na hora de movimentar esse blog, afinal já se vai uma semana sem atualização. Me desculpem por isso, embolou o feriado com problemas no trabalho e não deu pra postar antes. Mas vamos ao que interessa, e esse é o Toyota Eagle GTP Mark III, que fez história nos EUA no início dos anos 90, e é considerado uma lenda do Sport Motor americano pelo que fez nas pistas, um dos sport protótipos mais rápidos e complexos tecnologicamente de todos os tempos.
Esse carro foi desenhado, produzido e utilizado pela Equipe Dan Gurney's AAR (All American Racers), um time que correu com protótipos Eagle nos EUA de 1965 a 2000, mas nenhum chegou perto das conquistas desse Mark III. A Toyota Racing também participou na preparação do motor, um potente e compacto Toyota 4 cilindros Turbocharger 2.1L com 750HP, e o carro venceu 21 das 27 corridas que disputou no IMSA GTP Championship em 1992 e 1993, sendo 14 vitórias seguidas. Esses resultados deram o título de pilotos a Juan Manuel Fangio II e o título de construtores a fábrica japonesa.
A carroceria simples e "limpa" representava uma enorme vantagem dessa máquina, que se adaptava com facilidade para diferentes pistas. Esse carro foi o primeiro investimento da Toyota no IMSA GTP, e logo de cara mostrou que poderia ser um adversário a altura dos V8s dos Nissans e Jaguars que dominavam a série. Na verdade ele meio que acabou com o campeonato no fim de 93, pois essas grandes marcas se retiraram da série devido aos altos custos que teriam pra desenvolver um carro tão bom quanto o Eagle. Para se ter uma idéia de como esse bicho andava, ele era tão rápido quanto os carros da Indy quando os dois campeonatos dividiram as mesmas pistas. Eu achei bonito o carro, o visual, o aerofólio imenso, as rodas, a pintura, os numerozões, enfim, uma máquina bonita, rápida e que marcou época.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOw0V_UHl_1vTK7tqnoBcj1TyFDUwUSFwIdxn2jUuHWCKUcm-lGsGZnS-W7Ehp8NmRZ9YJoDfkVLQQQDllw0BRJYp4aGmI4BNF3I6rCe8L7V2O7W9Kw8uSqkYYQQUAQSzGqjk_Z_qZ3v2Q/s400/Toyota-Eagle-Mk-III_2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTYXFYI-AUGgxFt28P9RTdep5Qxj1h39njbuz6yltFFVnrkRdLwmXEPfsdaKtGhEU1yLmrH767L2AH3AL345QC94Qg9HvpbVS2I5-w4jPio2q2IXNpfq7rQ85ofG4oqt5hjnfQmeAf1W9a/s400/ToyotaGTP_475.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaxtIeJbp8_Qum8hk10cc1JxtpmygWxnllMjT8Lv3OnuE2wVmXTPqPMHH22UpJ-gGMJ2X6AAnQVeVydPjZLnIvJHJXwOCDcBp6iSY_SfBcLQbknxeoCC0D4GmbOLPtucaarVpMIv_aR5h_/s400/1992_Eagle_MarkIII1.jpg)
Nas duas fotos acima o Eagle aparece com o visual um pouco diferente devido aos faróis.
2 comentários:
E aó Pipe, vamos trabalhar? he, he. Adorei esse Toyota.
Hahaha, verdade Tohmé, tô meio preguiçoso mesmo, mas a situação vai se normalizar. Obrigado pelo incentivo.
E também curti muito esse carro.
Abraço.
Postar um comentário