Grupo B: Citroën BX 4TC

Posted Posted by Pipe in , Comments 2 comentários




Atualizando uma série que anda meio parada, esse é o Citroën BX 4TC, que disputou o Grupo B em 1986, pouco antes da série ser descontinuada. Descobri esse carro sem querer, não é muito conhecido, ainda mais se tratando de Grupo B onde existem diversos outros modelos mais famosos, mas também correu por lá então merece o destaque.

Era o projeto da marca francesa para a famosa competição, e foi baseado no modelo de rua, o BX. O motor era um 2.1L com 360HP. Para homologação foram construídas 200 unidades, mas apenas 86 foram vendidas, outras 20 foram designadas para competições, e o restante foi destruído conforme regra da fábrica.

A carreira do BX 4TC foi bem curta, durou apenas cinco meses e disputou só três etapas, sendo o melhor resultado um 6º lugar no Rally da Suécia, a única corrida que completou, pois nas outras duas abandonou. Com um orçamento limitado e o fim do Grupo B ao término da temporada de 86 devido aos acidentes, o carro já nasceu sem futuro, sem tempo para ser desenvolvido, deveriam ter pensado em participar algum tempo antes. O visual é meio estranho, desproporcional, me lembra o ZX que veio depois.



2 comentários:

Tohmé disse...

Ele tem a cara triste...

Pipe disse...

Verdade Tohmé, esses faróiszinhos e o bico fino dão um ar tristonho pro carro, rs, bem observado. E se for ver ele tem motivos pra isso mesmo.
Abraço.