Largadas: Le Mans 1969 e 1966

Posted Posted by Pipe in , Comments 15 comentários


E finalmente chegamos ao último dia do ano de 2009. Ano que marcou o início desse blog, onde posso dizer que fiz alguns bons amigos. E é com a ajuda e a participação dos amigos que esse espaço tem seguido em frente, seja dando dicas, opiniões ou informações relevantes, vocês me animam e incentivam a continuar mostrando aqui fotos daquilo que tanto gostamos, os carros de corrida. Aliás, o motivo para eu iniciar esse blog foi justamente postar fotos que eu gostaria de ver e criar um espaço que eu gostaria de encontrar na internet, sem muitas opiniões ou informações do dia dia que alguns amigos fazem tão bem, mas apenas fotos dos carros em seu habitat natural, as pistas.

Tem sido muito legal manter esse espaço e ouvir a opinião de todos e para fechar o dia de hoje vou atender o pedidos de alguns amigos, e o primeiro é do Volney, que anda meio sumido, mas comentou há um tempo atrás que gostaria de ver fotos de Largadas de Le Mans antigamente, quando os carros ficavam ao lado da pista e os pilotos tinham que sair correndo para entrar nos carros e iniciar a corrida. Realmente era uma época incrível do automobilismo que proporcionou belíssimas imagens. Não vou usar todas agora, mas essas duas já são excelentes, a de cima com os pilotos ainda se dirigindo aos carros, todos com roupas iguais, e abaixo os carros já saindo para a corrida. O primeiro na fila é o famoso GT 40 que aparecerá em breve aqui conforme solicitado também, mas os outros que estão saindo não consigo identificar, alguém se habilita a um palpite? também não sei os anos mas acredito que sejam nas décadas de 60 ou 70.

As duas imagens me foram enviadas pelo grande amigo Leandro Castro do Fórmula Total que também fez um pedido de um carro que será atendido no próximo post.

É isso, um Feliz Ano Novo a todos, muita felicidade, saúde e sucesso e que venha mais um ano e muitas imagens dos Carros de Corrida.

*Atualizado
Contando com a ajuda de amigos que acompanham o blog foi possível conseguir mais informações das fotos deste post. Agradecimentos para o Rui Amaral , o Interdomin com informações precisas e ao Rafael Oliveira sempre participativo.

Segundo o Interdomin, a primeira foto é da largada de Le Mans em 1969, corrida vencida por Jacky Ickx, que foi citado recentemente aqui e Jackie Oliver. Ele acrescenta que por não concordar com esse tipo de largada devido ao perigo, Ickx foi andando para o carro ao invés de correndo como os outros pilotos, e mesmo assim ganhou a corrida. O Rui identificou alguns carros nessa primeira foto, dois Porsches 910/LM, alguns GT 40, um Alpine e um Matra. E o Rafael informou que essa foi a última largada de Le Mans nesse estilo devido a segurança, e também marcou a gravação do famoso filme 24 Horas de Mans, que eu preciso arrumar um jeito de ver.

E a segunda foto seria em 1966, na mesma Le Mans, quando Bruce McLaren e Chris Amon venceram a prova.

Valeu pela participação!

15 comentários:

Rui Amaral Lemos Junior disse...

A de cima é em Le Mans, os Porsche 910/LM na frente dos GT40, um Alpine outros GT40 e um Matra. Abaixo provavelmente Daytona. Dois templos!

manuel disse...

Creo que la primera foto es la de la salida de Le Mans de 1969. Ganaron Jacky Ickx y Jackie Oliver. Ickx no estaba de acuerdo en las salidas tipo Le Mans porque no eran seguras. Fue andando al coche.
http://www.les24heures.fr/index.php/component/option,com_datsogallery/Itemid,71/func,detail/catid,39/id,1652/

La segunda foto pertenece a 1966. El coche ganador sólo sacó 20 metros al segundo después de 24 horas pilotando y 4843 kms. Los gandores, Bruce McLaren (el famoso McLaren) y Chris Amon.

http://www.les24heures.fr/index.php/component/option,com_datsogallery/Itemid,71/func,detail/catid,42/id,5502/

Feliz año 2010.

Unknown disse...

Belas imagens de tempos perigosos e românticos.


UM FELIZ E PRÓSPERO 2010.

ABS

Anônimo disse...

muito borigado por esse post, ha muito que procurava uma foto de uma largada de le mans assim, porque estou a fazer um trabalho sobre as 24 horas le mans.

Feliz 2010

Rafael Oliveira disse...

Pipe...

O interdomin está corretíssimo, já ia postar...

Só para acrescentar... a primeira foto foi da última larga no estilo le mans... devido procedimentos de segurança!! Também a qual foi a Le Mans onde foi gravada o filme 24 horas de Le Mans.

Abraços e um feliz 2010,

Rafael Oliveira.

Pipe disse...

Oi Rui, que olho hein?! Eu não consegui identificar nem perto do que vc citou. Obrigado pela participação e não deixe de aparecer mais vezes.
Grande Abraço.
---------------------------------------

Hola Interdomin,
Mais una vez excelente resposta e ótimos links.
Muchas gracias por la participacion.
Feliz año nuevo!
Abraço.
--------------------------------------

Fala Joel,
Sem dúvida outros tempos, gostaria de ter acompanhado essas corridas na época, devia ser demais.
Feliz ano novo e tudo de bom cara.
Abraço.
--------------------------------------

Oi "Anônimo", que bom que gostou, e que bom ter sido útil para você, boa sorte com o trabalho e apareça mais vezes.
Feliz 2010!
--------------------------------------

Fala Rafael,
Valeu pela ajuda, vou ter que dar um jeito de ver esse filme cara, rsrs.

Abraço e um ótimo ano novo também.

Rafael Oliveira disse...

Pipe...

No filme logo no início tem uma câmera onboard no 917LH número 11 finalizando a primeira volta, só som, nada de música ou fala... quando você for ouvir, aumente bem o volume pois é de arrepiar...

Não sei se tem mais, mas na americanas.com.br, eu vi o filme a venda, e baratinho... as 917K da Gulf são fantáticas...

O filme não tem muito enredo, mas esta foi a intenção... justamente aproximar ao máximo do ambiente de corrida...

Caso não tenha visto também, peço licença de lhe recomendar: Grand Prix (F1) e 500 milhas (Nascar e Indy)... todos épicos que fazem parte da minha dvdteca, além do fúria sobre rodas (Michel Valiant, nome original) que retrata le mans 2002, um tanto forçado, mas vale assistir, pelos carros.

Abraços.

Rafael Oliveira.

Tohmé disse...

PIPE, ANTES DE MAIS NADA, FOI UM GRANDE PRAZER TER VOCÊ CONOSCO.

A FOTO É AUTO-EXPLICATIVA. MAGNÍFICA.

FELIZ 2010

manuel disse...

Yo recomiendo una película francesa: "Un homme et a femme". Es romántica pero basada en las 24 Horas de Le Mans. Recibió 2 Oscars de Hollywood. El actor protagonista, jean Louis Trintignant es sobrino de Maurice Trintignant, ganador de la prueba en 1954 con un Ferrari 375.

Pipe disse...

Fala Rafael, deve ser demais esse filme, procurei lá na americanas.com e realmente tem para vender. Vou providenciar o meu logo, valeu pela dica.

Os 917 da Gulf já pintaram aqui no blog, de repente vc já viu, senão depois dá uma procurada que vale a pena.

E valeu pela dica dos outros filmes também, vou procurar pra comprar com certeza.

Abraço.
-------------------------------------

Fala Tohmé, obrigado cara, fico feliz por isso, foi bom conhecer seu blog também.

Um ótimo ano novo para vc também cara.

Abraço
-------------------------------------

Hola Interdomin, gracias pela dica do filme, vou procurar.
Abraço.

Anônimo disse...

Fala Pipe!

Já estou de volta. Que bom que você gostou das fotos e a galera mandou ver nas respostas. Esta todo mundo certinho.

Mas ninguém citou os dois Vettes da segunda foto! Grande máquina que merece uma busca mais refinada.

Abraços
Leandro Castro

Pipe disse...

Fala Leandro,
Bom ter vc de volta. As fotos fizeram sucesso mesmo, valeu cara!
Mas é verdade, são aqueles dois saindo no mei da foto né? Eu imaginei que fosse isso mesmo, mas ñ quis chutar, valeu pela informação, vou dar uma pesquisada e fazer um post deles.

Abraço cara!

Volney disse...

Ganhei o dia!
Muito linda essa primeira imagem, me amarro demais nesses tipos de fotos a primeira fica ainda mais especial por causa dos Ford's GT40 que aparecem na foto. Muito legal!

PS:. to meio sumido por causa das férias, veraneio em Natal é fogo! =D

Pipe disse...

Fala Volney, bom te ver por aqui cara.
Que bom que gostou, tenho algumas outras aqui de Le Mans que também são demais, vou postar em breve.
Valeu cara, abraço.

Anônimo disse...

buy Nexium in Calgary