F1: Arrows A2

Posted Posted by Pipe in , Comments 5 comentários




Tanque de guerra ou carro de corrida?

Me deparei a pouco tempo com esse carro e não pude deixar de postá-lo aqui. O Arrows A2, modelo da equipe inglesa para o campeonato de F1 de 1979. Os pilotos eram Riccardo Patrese e Jochen Mass.

É um dos carros de F1 mais estranhos e diferentes que já vi, me lembra um veículo de guerra pelo porte e pela cor. Foi uma tentativa frustada da equipe de obter alguma vantagem aerodinâmica, e que se provou totalmente falha. A ausência do aerofólio dianteiro e a união do aerofólio traseiro com a carroceria tornou o carro instável e difícil de pilotar.

Parece que não durou muitas corridas devido ao fracasso apresentado logo de cara. O motor era um Ford Cosworth V8, como o de muitas outras equipes na época.

5 comentários:

formulatotal disse...

Essa pintura é uma das minhas preferidas! Comparável à Lotus preta e dourada.

Acho demais essas Arrows. Pelo visto você deve ter achado a Arrows com aerofólio e com a mesma pintura.

Se o carro era bom? Sei lá. Mas era lindo.

Abraços
Leandro Castro

Anônimo disse...

Olá Pipe,

A forma "estranha" dessa Arrows é devido aos estudos da aerodinâmica da época. Eram os chamados "carros-asa". Você pode ver isso em outros carros dessa época - final da década de 70 e início dos anos 80. Outros exemplos são as Ferraris, os Alfa Romeos e a Brabham BT49 com a qual o brasileiro Nelson Piquet foi campeão mundial em 1981. A carenagem aliadas ao fundo plano desses carros criavam um downforce tão grande que, em pistas de alta velocidade não era necessário o uso dos aerofólios dianteiros!
Após vários acidentes graves, inclusive aquele que vitimou o canadense Gilles Villeneuve em 1982, esses carros foram banidos da F1.
Saudações,

Guilherme Rosa
Nashua, NH - USA

Tohmé disse...

Junto com as Copersucar F6 e a F1 e a Ligier JS 21, uma das F1 mais lindas.

Preciso de uma miniatura destas, urgentemente...

formulatotal disse...

Muito bem dito Guilherme.

Abraços
Leandro Castro

Pipe disse...

Fala Leandro, eu não conhecia essa pintura da Warsteiner até ver esse carro. Já vi que tem outros com esse patrocínio também de outras categorias. É uma cor bonita mesmo, diferente, mas a da Lotus é única hein, rsrs.
Quanto ao carro, sem dúvida bonito, e meio invocado. Mas acho q a segunda foto é ele tb só q uma variação com aerofólio integrado. Pena que não correspondeu na pista para vermos outros como esse.
Abraço.
-------------------------------------

Fala Guilherme! Ótima explicação cara, não sabia que eram chamados "carros-asa", mas faz sentido. Uma pena serem tão perigosos e instáveis, porque eram bonitos mesmo, esse em especial tem um visual bem diferente e marcante.
Valeu pelo comentário! Abraço.
------------------------------------

E aí Tohmé, lindos os carros que você citou cara, e essa Arrows eu tenho achado mais maneira cada vez que olho pra ela.
Eu vi umas miniaturas dela na internet quando estava procurando foto, pelo menos pra botar lá no seu blog vc arruma, rsrs.
Abraço.