Rally: Seat Cordoba WRC

Posted Posted by Pipe in Comments 2 comentários



Saindo das pistas de antigamente direto para a terra, resolvi fazer esse post de hoje baseado em umas fotos enviadas pelo camarada e colaborador Leandro Castro, do blog Fórmula Total. Não conhecia ainda esse carro, mas achei bonito e fui atrás de mais fotos e informações. Esse é o Seat Cordoba WRC, que disputou o campeoanato mundial de Rally nos anos de 98, 99 e 2000.

Após as conquistas do Seat Ibiza no campeonato de Rally de 2.0Ls por três anos seguidos (96, 97 e 98), a fábrica resolveu entrar pra valer no WRC (mundial), e investiu no desenvolvimento do Cordoba. O carro estreou em 98 e conseguiu alguns bons resultados no campeonato, mas nunca o suficiente para chegar ao topo do pódio. Após outra temporada abaixo do esperado em 99 e 2000, a Seat resolveu encerrar o projeto e dar adeus as pistas do WRC. Interessante reparar a ligação da Seat com a Repsol já há bastante tempo, parceria que dura até hoje no WTCC, e que inclusive levou o título desse ano.

O motor era um 4 cilindros 2.0L turbo charger gerando em torno de 315HP.

E segundo informação do amigo Volney, um carro desses já andou correndo pelo Brasil. Não se sabe exatamente nem quando nem aonde mas passou por aqui.


"Tomada aérea", obrigatória para os carros de rally que aparecem aqui.

Esse é o primeiro modelo de 1998. Os patrocinadores não devem gostar desse sujeira...

E aqui um modelo que deve ser em algum campeonato mais atual. Dica do amigo Interdomin.

2 comentários:

Volney disse...

Bem legal ele, inclusive já disputou algumas etapas de Rally em terras tupiniquins.

Pipe disse...

Não sabia que tinha andado por aqui Volney, mas valeu pela informação. O carro é maneirinho mesmo.
Abraço.