Plymouth Superbird

Posted Posted by Pipe in , Comments 4 comentários



Faz tempo que não aparece um carro da Nascar por aqui, então escolhi esse que na minha opinião é um dos mais maneiros de todos os tempos, o Plymouth Road Runner Superbird.

Criado especialmente para as corridas de Nascar, o Superbird era uma versão modificada do Road Runner das ruas, sendo um dos primeiros carros americanos a utilizar o túnel de vento no desenvolvimento de sua aerodinâmica.

A frente comprida e afinada aumentou o comprimento do carro em 19 cm, e os faróis se tornaram retrateis. E para completar o visual, uma asa traseira extremamente alta e incomum que ajudava a manter o carro na pista em alta. velocidade.

Curioso que na época o campeonato exigia que os carros de corrida estivessem disponíveis nas lojas, e a Plymouth teve que construir quase 2 mil carros, que acabaram encalhando por não cair no gosto do público.

O carro estreou nas pistas em 1970, e não passou desse ano, pois no ano seguinte o regulamento impôs uma série de limitações que tornaram a participação do carro inviável. Mas no ano que ele correu obteve bons resultados com Richard Petty, que ganhou oito corridas na temporada. O motor era um 426 Hemi V8, mas não achei quantos HP.

Um marca do carro era o adesivo do Pápa-Léguas (Road Runner em inglês) na lateral da asa traseira.

Recentemente esse carro foi homenageado no filme "Carros", com a mesma cor azul, onde recebeu o nome de The King.

Sem dúvida, uma bela máquina.



4 comentários:

Unknown disse...

Realmente um belo carro,na época e ainda hoje tira muitos suspiros quando aparece em festivais de clássicos. Belo post parabéns

Com referência as fotos pode copiar,clique na foto e ela se abrirá em alta definição.

abs

Pipe disse...

Valeu Joel! Obrigado pela visita. Esse carro não tem como não chamar a atenção mesmo. Tem um estilo único.

E valeu pela foto, quando eu postar dou os créditos a você.

Abraço,

Dodge Charger R/T 1960! disse...

eu sou apaixonado por carros principalmente os muscle cars,e esse é um dos meus preferidos.Tenho ele ate em miniatura!azul com o numero 68 em cima e dos lados.E tambem tem essa marcação no capô C.I 426 algo assim.Tchau belos posts

Pipe disse...

Fala Dodge, seja bem vindo!
Os muscle cars são demais mesmo. Uma época incrível da indústria de carros norte americana. Espera só pra ver uns que eu tenho guardado aqui e vou postar em breve.

Esse Plymouth é muito show mesmo. Também tenho uma mini dele #68, só que laranja, é da Hotwheels, uma série especial, deve ser igual a sua cara, maneiro.

Valeu pelo elogio, e sinta-se a vontade para aparecer mais vezes.

Abraço.