
Pro dia de hoje não passar em branco de novo vai esse carro que é um clássico das pistas, uma lenda, e fez mais do que história. O Jaguar D-Type, esse da foto é 1956, um carro diferente de tudo que estamos acostumados a ver nas pistas, principalmente por conta da barbatana incomum na traseira.
Motor 3,4L V6 com 270HP. 0-100 km/h em 7 segundos. Velocidade Máxima de 280 km/h. E no final dos anos 50 utilizou motor 3.8L.
A Jaguar inovou ao introduzir o chassis monocoque nesse carro, que é a carroceria integrada com o chassis, proporcionando mais segurança para o piloto em caso de colisão ou capotagem, e introduzindo também conceitos da aeronáutica na aerodinâmica de um modelo de corrida.
O carro foi construído pensando em Le Mans, onde estreou em 1954, surpreendendo a todos ficando a menos de uma volta da Ferrari ganhadora. Nos anos seguintes não foi tão bem, mas em 1957 conseguiu nada menos do que as 5 primeiras posições da famosa corrida.
A aerodinâmica diferenciada junto as longas retas do circuito fez desse carro um grande adversário. No entanto, em curvas era bem ruim, o que o tornou um carro de uma pista. No fim da década de 50, com algumas mudanças nas regras da corrida o carro ficou obsoleto, mas a história dele já tinha sido marcada nas pistas.

2 comentários:
Muito, muito clássico. E por falar em clássicos, talvez este link vá te ajudar um dia.
http://www.historicinsurance.com/Historic/Gallery_View.cfm?Gallery_Cat_ID=90
Abraços
Cara, não tinha respondido esse seu comentário até hoje, mas valeu aí pela dica cara. Show o site.
Abraço.
Postar um comentário