Martini Racing: Lancia LC 2

Posted Posted by Pipe in , , Comments 2 comentários


O Leandro Castro comentou recentemente no blog dele (Fórmula Total) que a Lancia tinha sumido das pistas, o que eu concordo, e taí um carro da fábrica italiana diferente do de Rally que apareceu por aqui nesse post. O Lancia LC 2.

Mais um protótipo, e mais um carro da Martini. Impressionante como eles  patrocinaram o automobilismo na década de 80 e 90. Eu não sabia que eram tantos carros e categorias assim não, a cada dia vejo uma diferente. Qualquer dia vira uma série, rsrsrs.

E esse antigo Grupo C da WSC de carros protótipos era sensacional, todo dia descubro mais e mais carros incríveis que passaram por ela. Tenho muito carro pra colocar aqui.

Mas vamos ao LC 2. Correram oficialmente pela equipe Lancia, no "esquadrão Martini" de 1983 a 1986, e depois algumas equipes particulares continuaram usando o modelo até 1991. Conquistou várias poles nas temporadas que disputou oficialmente, mas tinha bastante dificuldades de vencer as corridas contra os Porsches devido ao elevado consumo de combustível. Conseguiram ganhar só três.

Utilizava um motor da fábrica irmã Ferrari que também fazia (faz) parte do Grupo Fiat. Na primeira temporada eles adaptaram o motor V8 3.0L da Ferrari 308GTBi, que foi reduzido para 2.6L, voltando depois para a configuração original para o carro ficar mais forte, com quase 850HP (??!!), capaz de atingir 352Km/h !

Detalhe para a enorme entra de ar na frente, visando o resfriamento da "usina de força". 

Uma bela máquina, cada dia gosto mais desses protótipos de antigamente, muito mais bonitos e marcantes do que os de hoje.

2 comentários:

Joel Marcos Cesetti disse...

Os carros do Grupo C eram bons e belos.

Pipe disse...

Fala Joel!

Cara, os carros eram incríveis mesmo, tenho muitos para colocar aqui que vão aparecer aos poucos, um mais bonito do que o outro.

Abraço!