VW Fun Cup

Posted Posted by Pipe in , , Comments 7 comentários



Carro da polícia nas pistas.

Já faz algum tempo que achei fotos desses Fuscas na internet, simpatizei com eles, mas não sei bem porque nunca tinha postado. Recentemente o Leandro falou deles lá no Fórmula Total, e mais recentemente ainda o Lui George descobriu a categoria, me passou informações e sugeriu o post, que finalmente estou conseguindo botar no ar.

Essa é a VW Fun CUP, criada originalmente na Bélgica, é um campeonato de corridas de resistência entre Fuscas (ou Beetle para quem é de fora) que duram entre três e sete horas. Após o sucesso na Bélgica, a categoria se espalhou por vários outros países europeus e hoje tem até uma prova de 25H em Spa, a mais importante do calendário, que reúne equipes de todo o continente, e a de maior duração do mundo.

Mas não são Fuscas comuns, na verdade só a carroceria tem a forma dos besouros por cima de chassis de corrida. Atualmente a maioria dos carros utiliza motor VW/Audi 1.9L TDI com 160HP a diesel, e caixa de câmbio da Audi de 5 velocidades. A vantagem da categoria é o baixo custo para correr e manter os carros, o que proporciona grids sempre lotados como é possível ver na última foto. Vale ressaltar que o campeonato belga corre nos mesmos fins de semana do BTCS, categoria da moda na Europa já mostrada aqui algumas vezes.

Eu curti muito os carrinhos, bem maneirinhos mesmo os fuscas com visual de corrida, o da polícia é demais, e acho que deve ser muito divertido pilotar um besouro desses. Aqui no Brasil tem gente correndo com Fusca na Classic Cup em São Paulo e acho que em corridas de terra no sul. Muito legal ver a iniciativa de manter esse que é um dos carros mais conhecidos e vendidos do mundo, nas pistas.





Largada do bando de besouros.

© 2008 "Patoc". All rights reserved.

7 comentários:

Anônimo disse...

Belas fotos Pipe. Gostei das baratas. Por aqui, o Rui, o Fábio Poppi, o Fabiano Guimarães e mais um monte de gente boa, uniram-se ao Tito Flávio Tilp num projeto que visa resgatar os Fuscas de competição nacionais, os D3. Buscar a história desses carros tão importantes no automobilismo de competição. O Tito tem em seu blog as tantas miniaturas que fez. Dá uma conferida.
Caranguejo

Lui George disse...

Ola Pipe, olha os fuscas ai, essa categoria é uma das mais interessantes do automoblismo. Então, não sei se você percebeu, mas nesses carros a posição do piloto é central, semelhante ao lendário McLaren F1, na primeira foto da pra notar um pouco, mas la no site da categoria belga tem um video de uma corrida com uma camera on-board e da pra perceber melhor. Outra curiosidade é que, quem possui o jogo Rfactor pode baixar o mod dessa categoria, e se tiver um volante dos bons pode ter uma ideia de como é pilotar esses carros.
abraço

Pipe disse...

Fala Caranguejo,
Os carrinhos são legais mesmo. E muito interessante essa iniciativa de resgate dos antigos besouros da D3, torço para que dê certo e eles possam voltar a acelerar pelas pistas. Vou conferir o blog do Tito sim, valeu pela dica.
Abraço.

---------------------------------

Fala Lui,
Pois é, sugestão sua e muito bem vinda. É uma categoria muito legal mesmo, deu vontade de ir pra Europa pegar um e entrar no campeonato, rs.

Mas não tinha reparado na posição central de pilotagem não, realmente fica claro na primeira foto. Isso deve deixar o carro mais divertido de pilotar ainda.
Eu vi o modelo dele pra Rfactor quando estava procurando fotos, pena que não jogo senão baixaria com certeza. Aliás, é algo que está na minha lista de pendências, passar a jogar Rfactor, rs.

Valeu, abraço.

SALOMA disse...

Galera, cheguei pelo brother Rui Amaral. Popi tinha comentado a respeito dos treinos em Interlagos e do projeto. Fui da mesma opinião do José Ferraz em relação a motorização, sobre a criação da categoria. E do Marquinhos da Kremer falar o que, o cabra é bom pra caralho!!! A muito se inicio um namoro em relação a D3 e seu saudosismo, e percebi nos post do Blog (Saloma), e sempre qdo juntava os coadjuvantes da categoria sempre vinha a tona, a pergunta se não dava para reviver!
Os tempos são outros, mas a iniciativa com as bolhas dos fuscas acho o máximo. Mas isso, e digo que é a minha opinião, as linhas deveriam se aproximar mais do desenho original, como fazem a categoria VW Fun CUP. Isto é, com paralamas mais suaves e o próprio corpo da barata mais delicado. Não tanto "patachoca"...mas vejam isso é uma opinião pessoal que em nada interfere no projeto da categoria! Se for criada, daremos uma puta força, porque gostamos de ver as fuquinhas rasgando as retas de Interlagos...abs a todos e vamos divulgar!

Pipe disse...

Fala Saloma, seja bem vindo e obrigado pelo comentário.
Concordo com suas palavras, podem melhorar um detalhe aqui e outro ali, mas acho louvável esse projeto brasileiro só pela iniciativa. Do jeito que está já seria ótimo, mas com sugestões e ajuda de quem entende e vivenciou de perto a antiga Div3, acho que a tendência é o projeto melhorar cada vez mais.
Torço para que finalizem o quanto antes, da melhor forma possível, e que possamos ver logo vários desses besouros acelerando em Interlagos.
Abraço.

Junior Lara Campos disse...

Otimo blog, cheira gasolina 130 hoctanas, agora esses D3 são D+++++++++
abraço

Pipe disse...

Oi Junior, seja bem-vindo e obrigado. Fico feliz que tenha gostado do blog.
Os fusquinhas são show mesmo, e além de tudo devem ser muito divertidos de pilotar.
Abraço.