Eau-Rouge

Posted Posted by Pipe in , Comments 2 comentários


Inspirado pela foto recente dos veículos históricos alinhados em Spa, resolvi fazer um post diferente, sem fotos de carros de corrida que são a essência desse blog, mas sim fotos de um ícone do automobilismo, e talvez uma das mais conhecidas, desafiadoras e espetaculares curvas da história, a Eau Rouge.

Localizada no famoso Circuito de Spa-Francorchamps na Bélgica, a Eau Rouge é um "S" de alta velocidade que sozinha concentra vários fatores aerodinâmicos espalhados normalmente em uma volta inteira de uma boa pista. O ponto de frenagem fica dentro da curva a esquerda, e logo depois vem uma subida repentina combinada com uma perna a direita, que causa uma força G tão intensa que dificulta o manejo dos pedais na hora, e na sequência o ponto de saída é "cego", não dando pra ver direito a continuação da pista. Isso combinado com a alta velocidade de entrada, faz a curva ser uma das mais temidas do mundo. Para se ter uma idéia, um carro de turismo faz ela entre 160 e 180Km/h, e um F1 a uns 300Km/h.

Com tamanha imponência, a Eau Rouge já fez algumas vítimas fatais ao longo dos anos, como Stefan Bellof em um Porsche 956 em 1985 nos 1.000Km de Spa, e Guy Renard durante as 24H de Spa em 1990 com um Toyota Corolla GT. Sem contar inúmeros acidentes graves com outros pilotos.

O Interdomin mandou essa foto da curva em um dia de neve.

E para não ficar só nas fotos, abaixo segue um vídeo que achei no Blog do Mulsanne com um Porsche 911 1965 entrando de lado na Eau-Rouge, demonstrando muita habilidade e frieza do piloto. Vale destacar também o ronco da reduzida do Mustang branco na entrada da curva. Dá pra ter uma pequena idéia do que falamos acima.


2 comentários:

Volney disse...

Spa é mágica. Lembro da temporada de 2008 da F1 em que Hamilton e Alonso (esse não tenho certeza), estavam disputando posições em Spa e conseguiram passar os dois carros emparelhados na Eau Rouge (onde só passa um carro por vez), e também na temporada passada quando Barrichelo fez aquela largada incrível, ultrapassando Deus e o mundo no começo da prova.

Eu acho que essa é a curva mais famosa da F1, alguém pode dizer uma que se compara à ela?

Pipe disse...

Bem lembrado Voley, momentos incríveis mesmo esses que vc citou.

Também acho q essa é a curva mais conhecida da F1 e no automobilismo em geral. Tem também a Tamburello em Ímola, que infelizmente ficou bastante conhecida por um motivo triste. No mais não me lembro de outra do mesmo nível.

Abraço.