Panoz Esperante GT-LM

Posted Posted by Pipe in Comments 2 comentários




Depois de construir protótipos de corrida durante alguns anos, a Panoz, fabricante de carros americana, resolveu desenvolver uma versão de corrida do modelo de rua do roadster Esperante, nascendo então o Panoz Esperante GT-LM na metade dessa década. Com o apoio da Elan Motorsports, o Esperante GTLM disputou a Trans-Am em 2004 obtendo bons resultados. O motor era um Ford V8 4.6L supercharged.

Já para a disputa da temporada de 2005 da ALMS, o motor foi substituído pelo Ford MOD V8 5.0L com aproximadamente 500HP. Logo no início o carro venceu em Road Atlanta, mas depois por problemas de durabilidade de alguns componentes, sucumbiu ao domínio dos Porsches, incluindo aí a primeira participação em Le Mans.

Em 2006 a Multimatic Motorsports desenvolveu um GT-LM, e venceram as 12H de Sebring na GT2, com David Brabham, Scott Maxwell e Sebastien Bourdais revesando a pilotagem do #50. Os outros, #81 e #82, eram da equipe Team LNT, e entre outros bons resultados venceram as 24H de Le Mans daquele ano na LMGT2. Também competiram em 2007 no BGTC e na LMS.

O #21, e na minha opinião o mais bonito, é da equipe Panoz Team PTG, que disputou a ALMS em 2007, 2008 e 2009 com esse carro, antes eles corriam com uma BMW M3 com uma pintura parecida que acho que já postei por aqui. Não sei dizer se continuam correndo com ele, mas imagino que sim. O carro é maneiro, um visual diferente, meio bicudo como os carros da marca costumam ser, e ainda por cima andam bem.

Bonito cockpit do carro.

2 comentários:

Alysson Prado "Balo" disse...

Um grande carro das pistas sem dúvida, e Pipe a Panoz prometeu revelar o substituto do Esperante substituto nas 24 Horas de Le Mans deste ano, vamos Esperar! (rs)

abs.

Alysson Prado "Balo"

Pipe disse...

Fala Alysson, não sabia dessa não, nem imagino o que eles vão apresentar, mas deve ser maneiro, fiquei curioso, mas não tem jeito, vamos aguardar pra ver o que vai ser.
Abraço.