March 707

Posted Posted by Pipe in , , Comments 5 comentários


Essa semana não estou conseguindo atualizar o blog como gostaria por conta do trabalho, e peço paciência aos amigos.

Esse é o March 707, protótipo que disputou a Can-Am (Canadian American Challenge) em 1970. O nome vem do ano e da categoria que participava, 70 de 1970 e 7 de Grupo 7. Essa categoria que era muito famosa na época, e despertou o interesse dos europeus em criar uma campeonato semelhante no velho continente.

O motor era um Chevrolet V8 8.2L com 730HP, e foi pilotado na Can-Am por Chris Amon, que até obteve bons resultados, mas no ano seguinte a March decidiu não participar mais do campeonato, e hoje em dia o carro disputa campeonatos de clássicos históricos na Europa.

Me chamou a atenção a diferente asa dianteira, que parece meio improvisada, mal posicionada, e o motor pra fora do carro.

*Atualizado
Mais algumas informações desse carro com a contribuição dos amigos Guilherme Rosa e Claudio Paes Leme.

O que vemos saindo da parte de trás do carro são as cornetas de coleta de ar para admissão, comum nos carros da série naquela época, como as McLarens e as Lolas. Já a estranha asa dianteira é igual ao March 701 (última foto), carro de F1 da equipe naquela temporada, pilotado entre outros por Stewart e Andretti.



Abaixo o March 701, que inspirou o nariz estranho do 707.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Pipe,

Isso que se vê no motor são as cornetas de coleta de ar para admissão, são 8 no total. Já a frente do carro é muito estranha. Os McLaren's e os Lolas, que também correram nesta série também tinham essas cornetas mas são muito mais belos.

Abraços,

Guilherme Rosa

Claudio Paes Leme disse...

Pipe,
boa noite.

O bico estranho do carro é porque ele é igual ao do March 701 carro pilotado por Stewart, Siffert, Amon, Servoz-Gavin e Andretti naquela temporada de F1. Uma idéia, no minimo, curiosa. Do 707 que eu me lembre foi feito um carro só. A March vendia muuitos carros para as outras categorias e estreou na F1 com um campeão mundial. Tudo porque a Matra não quis fornecer chassis para Ken Tyrrel colocar motores ford e Stewart não queira o motor Matra V12. O 707 estava à venda há uns dois anos.
abraço

Rafael Oliveira disse...

Pipe...

Andei meio afastado (serviço é fogo)... rsrs!

Muito linda esta March, excelente fotos, assim como a largada de Zolder em 76... uma pena não ter participado da brincadeira... esta eu sabia, inclusive foi a segunda corrida da P34, a primeira completada (na primeira, no GP da Espanha, houveram problemas com os freios). Apenas o Scheckter terminou, em quarto!!

Grande Abraço.

Rafael Oliveira

formulatotal disse...

Que nariz!

Abraços
Leandro Castro

Pipe disse...

Oi Guilherme, valeu fela informação, achei meio estranho aquelas cornetas pra cima, mas faz parte da tecnologia da época né.
Vou procurar essas McLarens e Lolas para postar aqui.
Abraço.
-------------------------------------

Fala Claudio,
Obrigado pelas informações e pela história, já atualizei no post. Realmente foi uma solução diferente que causa um estranhamento ao olhar para o carro. Botei a foto da 701 pra podermos comparar.
Abraço.
------------------------------------

Fala Rafael,
Eu sei como é isso, essa semana o blog está meio devagar porque também estou pegado no trabalho, mas faz parte, é bom te ver por aqui de novo. Valeu pelo elogio também.

Eu tinha quase certeza que vc saberia qual largada era, mas tudo bem, tenho várias outras aqui pra postar ainda e ver se o pessoal acerta, até agora acertaram todas. Não sabia dessa informação da P34, como sempre vc sempre acrescenta alguma coisa cara, vou atualizar lá.

Valeu, abraço.
-----------------------------------

Fala Leandro, põe nariz nisso, rsrs. Meio esquisito mesmo.

Abraço cara.