Ford Probe GTP

Posted Posted by Pipe in , , Comments 4 comentários




Esse é o Ford Probe GTP, um protótipo desenvolvido em 1985 pela Roush Racing em parceria com a Zakspeed com o apoio da Ford, para a disputa do IMSA GT na categoria GTP (Grand Touring Prototype), a mesma do Corvette que apareceu aqui esse mês. Ao volante Klaus Ludwig, piloto alemão famoso por sua bem sucedida carreira nos carros de turismo, mas que em dois anos com esse protótipo só conseguiu uma vitória.

O motor era um 4 cilindros de 2.1L com aproximados 650HP. E devido ao baixo peso do carro feito de fibra de carbono e outros materiais leves, era capaz de atingir impressionantes 350 Km/h.

Com resultados abaixo do esperado a montadora abandonou o projeto no final de 1986, mas o carro continuou sendo utilizado por várias outras equipes particulares até 1989. Ganhou um novo motor V8, e até mudou de nome, passando a se chamar Ford Maxxum, que visualmente era bem similar ao original, e então as legendas das fotos podem não ser tão precisas.

Gostei do visual do carro, da pintura da 7 Eleven e das rodas brancas e douradas, no geral ficou bonito.

Abaixo o Ford Maxxum, diferenças sutis para o modelo original, como o aerofólio e os faróis.


4 comentários:

Tohmé disse...

Pipe. A base é o Mustang ou o Probe?

Pipe disse...

Ih, é verdade Tohmé, viajei, mas é o Probe mesmo, não sei porque também botei Mustang, mas já consertei, valeu pela observação cara.
Abraço.

Rafael Oliveira disse...

Pipe...

Eu sou fã dos turismos da Ford... não sei, tem uma essência simplista que me atrai.

Excelente fotos.

Abraços.

Rafael Oliveira.

Pipe disse...

Verdade Rafael, eu tb curto o estilo deles, e esse carro me chamou a atenção. Tem mais alguns bem legais pra aparecer aqui.
Valeu pelo elogio.

Abraço.