Grupo B/ Martini Racing: Lancia 037

Posted Posted by Pipe in , , , Comments 3 comentários




Esse era o carro que eu ia postar aproveitando os vídeos do Grupo B, o Lancia 037, na minha opinião um dos carros mais bonitos daquela época. Estreiou na temporada de 1982, e para isso 200 unidades de modelos de rua tiveram que ser produzidas, e imagino que hoje custem uma boa grana. Esse primeiro ano foi marcado por muitos abandonos devido a quebras, mas também várias vitórias mostrando o potencial do carro. E aí em 1983, mesmo contando com a forte concorrência dos Audis Quattro, o 037 conquistou o campeonato mundial de marcas com os pilotos Markku Alén, Attilio Bettega e Walter Rohrl, deixando seu nome na história.

Para a defesa do título em 84 a Lancia atualizou o carro e aumentou a potência do motor, mas não foi o suficiente para combater os Audis Quattro e sua tração diferenciada, que levaram os títulos daquele ano. Em 1985, no último ano da participação oficial da Lancia com o 037 da Martini, os Peugeots 205 T16 também auxiliados pela tração 4WD levaram a taça, e deixaram a Lancia a ver navios mais uma vez. Já para a temporada seguinte eles vieram com o poderoso Lancia Delta S4, e seu motor turbocharger supercharger e tração 4WD, mas falo dele um outro dia.

A primeira versão do 037 tinha um motor 4 cilindros 2.0L com 300HP, e o segundo modelo um 2,1L com 325HP. Nesse post estão fotos apenas do modelo com a bela e marcante pintura da Martini, a mais conhecida mesmo, mas houveram outros 037 com pinturas diferentes que postarei a seguir.



A famosa tomada aérea de todo carro de rally que se preze.

3 comentários:

Tohmé disse...

Pra mim a mais bela Lancia. Mais que a Stratus.

Volney disse...

@Tohmé
Continuo preferindo o Stratus, mas não desmereço nem um pouco o 037.
Tanto o 037, quanto o S4 e o Stratus são carros muito bacanas.

Nunca cheguei a ver, a versão de rua do 037. Deve ser um carro bem raro!

Pipe disse...

Fala Tohmé, acho mais maneira que a Stratus também, mas ainda acho que prefiro o Beta Montecarlo, não sei, dúvida cruel, rs.
Abraço.

-------------------------------

Fala Volney, para mim é difícil eleger um preferido, concordo contigo, todos são bem bacanas e merecem os elogios.

Segue um link com fotos de uma versão de rua do 037, bem maneiro também. Deve ser difícil encontrar um desses mesmo, coisa de colecionador.

http://www.alfabb.com/bb/forums/other-italian-cars/63747-shamrock-rally-three-fulvias-scorp-2.html

Abraço.