VW Chevrolet Beetle Super Saloon

Posted Posted by Pipe in Comments 5 comentários



Há alguns dias atrás apareceu aqui a Fun Cup na Europa com os fusquinhas fazendo bonito, e o Rui mostrou em seu blog o belo protótipo que estão desenvolvendo de Fusca de corrida aqui no Brasil. Me lembrei então desse protótipo estranho com uma carroceria inspirada no Fusca que o Joel mostrou em seu blog em meados do ano passado, e não tinha bem certeza do que seria.

Pois bem, dei uma pesquisada e descobri um pouco da história do carro. É conhecido como
VW Chevrolet Beetle Super Saloon e foi construído por Mick Hill (um construtor amador britânico) em 1976, para disputar corridas nas classes de Special Saloons acima de 2500cc e Super Saloons. O motor era um Chevrolet V8 5.0L capaz de levar a máquina a 241Km/h em uma reta longa, e o chassi era baseado no Formula 5000. O carro branco #42 abaixo é o modelo original que correu em 76 e 77, depois foi vendido para Doug Niven que pintou de azul e correu em 78, 79 e 80 juntamente com Jeff Wilson, vencendo corridas e estabelecendo recordes de velocidade.

Encontraram o carro no fim de 2008 abandonado em um celeiro, e então ele foi devidamente restaurado e pintado de branco em homenagem a cor original. As fotos desse #121 são no Goodwood Festival of Speed do ano passado, quando o carro foi re-apresentado ao público. O visual diferente desse besouro causa muita controvérsia, e muita gente acha feio, mas eu acho maneiro, principalmente a versão azul com rodas douradas.

*Atualizado
Encontrei essa versão vermelha que disputou o campeonato em 1982 pilotada por Jeff Wilson. Ficou bonito nessa cor também.


Largada da época com outros belos carros Super Saloon.

Modelo de 1982.

5 comentários:

Tohmé disse...

eu gostei...

Joel Marcos Cesetti disse...

Ótimo post!E assim conhecemos melhor o grande fusca.

Fórmula Total disse...

rsrsrs

Na minha humilde opinião: é uma das maiores trapizombas que já vi. E ajá muitas. Mas, como falei, na minha opinião.

Olhando de frente, até que ele não é esquisito, mas de lado...

O que vale é a história.

Abraços amigo
Leandro Castro

Volney disse...

Com esse capô alongado, ele lembra vagamente o irmão mais rico (911)

Os engenheiros fizeram mágica para enfiar um V8 ali dentro...

Pipe disse...

Fala Tohmé, pois é , eu também, apesar de a primeira vista ser estranho.
Abraço.

--------------------------------

Fala Joel, valeu cara, a intenção era de mostrar mais um pouco da história desse carro mesmo.
Abraço.

-------------------------------

Fala Leandro, pô, nem é tão feio assim, rsrs. Mas é isso aí, cada um acha uma coisa, e o legal é termos opiniões diferentes mesmo, mas trapizonga é sacanagem, rsrsrs.
Abraço.

-------------------------------

Fala Volney, verdade, vagamente, mas lembra mesmo.
Se não me engano, o motor fica atrás do piloto, meio que no meio, então conseguiram encaixar por ali, só que devia ser uma barulheira danada dentro do carro, rsrs.
Abraço.