Dodge Challenger - Nascar

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E por falar em Nascar e em Dodge, o que vocês acharam da roupa de novo Dodge Challenger que vai estrear na Nascar nessa temporada?

Bom, a minha opinião sobre esses carros é a mesma, uma dianteira bonita e uma traseira horrorosa, sem falar nas rodas de péssimo gosto. Não entendo como é que em pleno ano de 2010 a dita maior categoria de Turismo do mundo permite um visual tão quadrado e feio na traseira. Custava encurtar um pouco, botar um extrator, abaixar o pára-choque e usar um aerofólio de carro de corrida? E o que são essas rodas de ferro estilo caminhão?! Enfim, deixa pra lá, porque isso não deve mudar nunca mesmo, foi só um desabafo, rs.

*Atualizado
O Guilherme informou que esse Dodge Challenger faz parte do grupo de carros novos que estreariam nessa temporada na Nascar Nationalwide Series, espécie de segunda divisão da categoria principal. Além da Dodge, a Toyota, a Ford e a Chevrolet também lançaram novos modelos, Camry, Mustang e Impala respectivamente. Eles disputariam algumas etapas como uma espécie de teste para de repente serem oficializadas ano que vem, mas parece que ainda não estrearam.

Mas então, esse post levantou uma série de opiniões divergentes e interessantes sobre a categoria. Alguns pontos a respeito do visual do carro também foram levantados pelo Guilherme e pelo Lui, mas vou usar eles no próximo post da Nascar sobre o Mustang .



8 comentários:

Anônimo disse...

Olá Pipe,

Esse Dodge, ao lado do novos carros da Toyota, Chevrolet e Ford eram para ter estreado na Nationalwide Series (onde corre a Danica Patrick), algo como dizem ai no Brasil, a "segunda divisão da NASCAR". Mas esta estréia seria apenas por algumas corridas e, acredito eu, se tornaria a bolha oficial para o ano de 2011. Mas eu não sei porque razão, esses modelos não correram em Daytona como estava previsto. Para você ter uma idéia, o carro da Ford representaria o Mustang, o da Toyota o novo Camry e o da Chevrolet o novo Impala.
Com relação à traseira dos carros serem todas "quadradas", eu também as acho bem feias, mas os carros da Sprint Cup Series (a primeira divisão) usam aerofólios ali e não spoilers como os da Nationalwide (o da sua foto), mas já estão com programados testes com carros da SPS com spoilers na traseira no lugar dos aerofólios. O motivo é a segurança, segundo estudos, os carros com spoilers, tem menos tendência a levantar vôo quando desgovernados em alta velocidade. Os carros dotados de aerofólio na traseira, tendem a levantar vôo quando em alta velocidade de ré. Um exemplo disso foi na última corrida na semana passada em Atlanta, quando o carro de Brad Keselowski levantou vôo quando foi tocado por trás pelo carro de Carl Edwards. Quanto às rodas de ferro, elas são mais baratas. Agora uma pergunta: De que adianta extratores, traseira rebaixada, etc se os carros vão acabar correndo em fila indiana, sem ultrapassagem, como a Stock Car?
Desculpe o comentário tão extenso (quase um post).
Abraços,

Guilherme

Volney disse...

Eu não gosto destas barcas da Nascar, não curto também o estilo de corrida da Nascar, só pista oval! Não mostra a real habilidade dos pilotos sem falar no bate-bate.
Como diria o João Carlos Albuquerque e Flávio Gomes: É o carrossel do capeta@

Tohmé disse...

adoro a NASCAR.
E esse dodge ficou com a cara mais parecida com o de rua. Diferentemente dos ford e chevrolet.

Lui George disse...

Bom...a NASCAR tem o seu charme, assisto quase toda semana pelos canais do justin.tv, e mesmo sem entender nada, pois a narração é em inglês e o meu conhecimento do idioma norte-americano esta em estado deploravel. Bom, o Guilherme já explicou muita coisa aqui, então não vou repetir, as únicas coisa que tenho a acrescentar sobre o aspecto do carro é que se não me engano, a traseira alta e quadrada serve para dificultar os bumps, aqui no Brasil mais conhecidos como totós, algo muito comum na NASCAR, e eles gostam de usar os spoilers em vez de aerofolios porque, além do ponto que o Guilherme citou, os spoilers causam mais efeito de vacuo e facilitam mais as ultrapassagens comparado ao aerofolio. Falando do aspecto de corridas, é algo totalmente diferente do modo europeu, na NASCAR é muito valorizado o lado espetaculo em detrimento do lado tecnologico, não acho que tenha um lado melhor que o outro, gosto dos dois tipos, masss...para o publico leigo, não faz diferença se o carros possuem carburador ou injeção, ou se as rodas possuem cubo rapido, o que chama a atençao é a emoção das corridas, e se vermos o quanto a NASCAR é popular nos EUA, é um bom indício de que a fórmula da certo...bom Pipe, desculpe o longo comentario, mas a duscussao sobre esse método utilizado pela NASCAR nas corridas é grande e cheia de nuances.
Abraço

Rafael Oliveira disse...

Pipe... vou tentar resumir pelo espírito americano a Nascar... É uma categoria para macho, o carro não tem direção hidráulica, o câmbio é em H...sim, igual o nosso, porém com 4 marchas, as rodas tem 4 parafusos, de ferro... mas esta é a essência, e eu curto... não sei se vc sabe a história da Nascar, mas basicamente eram "traficantes" de Whisky na década de 1930 (na época, vigorava a lei seca), os "traficantes" necessitavam de veículos rápidos para fugirem da polícia...quando acabou a lei seca, eles começaram a competir para ver qual veículo era o mais rápido, e então surgiu a Nascar!.

Grande abraço.

Rafael Oliveira.

Rafael Oliveira disse...

Pipe...

Apenas mais um detalhe... os motores são carburados!!

Abraços.

Rafael Oliveira.

Guilherme Akatsu disse...

bela historia da nasar e tudo, mas nascar é chata! nada se compara a btcc, dtm, wtcc, e tantas outras categorias que mostra qm tem braço.
E outra, carburador??? é pra fode mesmo! só falta começarem a corre com motor dois tempos! afinal eles andam muito mais, consomem muito mais e poluem muito mais também, bem ao estilo norte americano de ser!

Pipe disse...

Oi Guilherme,
Não precisa pedir desculpas cara, o que vale é colocarmos nossas opiniões. Valeu pelas informações sobre a categoria, vou atualizar no post.
Agora você tem razão, eu já vi vários carros da Nascar com um aerofóliozinho discreto, pensei que eles usassem de acordo com cada pista, mas se a questão é segurança, não há muito o que fazer. Realmente o acidente do Keselowski foi impressionante, esses carros levantam vôo muito facilmente mesmo.
Mas ainda acho q mesmo as rodas sendo mais baratas, e os carros andarem em fila indiana a corrida toda, eles poderiam investir num visual mais atraente e próximo aos carros de verdade, ou pelo menos com carros de corrida de turismo mesmo, tipo a DTM ou os "TCC's" da vida.
Mas é isso aí, valeu pela sua opinião cara.
Abraço
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Fala Volney,
Achei seu comentário engraçado cara, barcas é realmente um adjetivo interessante em se tratando da Nascar. Mas concordo contigo, também não me acostumo com essas corridas em ovais, mas é a cultura deles, de alguma forma o piloto tem que ser bom pra ganhar ali. Mas eles também correm algumas etapas em circuitos mistos, mas acho que não combina com o visual quadradão do carro, e muitos pilotos tem mais dificuldades. Enfim, é uma categoria Ame ou Odeie.
Valeu, abraço.
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Fala Tohmé,
Isso é verdade, a dianteira ficou com um visual bem próximo ao carro de verdade, o que geralmente é difícil nesses carros. Mas a traseira mata, na minha opinião.
Falou, abraço.
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Fala Lui,
Não sabia desse Justin.TV, vou indicar no blog, valeu.
Mas então, essa explicação da traseira é plausível, mas na minha opinião não justifica, poderiam desenvolver uma forma de dificultar os totós e ao mesmo tempo ser bonito, afinal são um dos países mais desenvolvidos do mundo, enfim. O spoiler também faz sentido, mas imagina se todos os carros de corrida adotassem isso? Perderiam boa parte do charme e da beleza.
Sobre as corridas, concordo contigo, é uma categoria consagrada e adorada nos EUA, a parte do espetáculo é incrível mesmo e eles dão aula. E é o que vc disse, são tipos diferentes de corrida e cada um curte um jeito, ou os dois, o importante é carro na pista, rs.
Falou cara, abraço.
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Fala Rafael,
Não sabia dessa história, interessante. Explica um pouco a essência do negócio mesmo, mas ainda acho que poderiam manter tudo da forma como é hoje, o espetáculo em cada etapa, motores carburados, mas desenvolver carros mais bonitos, com visuais mais modernos.
E a categoria pra macho é discutível porque tem mulher correndo lá hein, rsrs.
Valeu cara, abraço.
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Fala Akatsu,
Eu respeito a história dos caras, e a cultura, mas também prefiro o estilo dos outros campeonatos de turismo, com mais curvas e freadas, sem contar carros mais bonitos.
Mas é questão de gosto mesmo, e o q eu disse acima, ou vc ama ou odeia.
A observação dos estilo norte americano foi boa cara...
Abraço.