Gulf Racing: Courage Ford C65

Posted Posted by Pipe in , , , Comments 6 comentários


No último post da série Gulf Racing apareceu o protótipo Audi R8, e hoje mais um protótipo estrela a série, o Courage Ford C65.

Esse carro foi construído pela Courage, que se tornou uma fabricante independente de sport protótipos, para disputar os campeonatos de endurance na categoria LMP2 (destinada a equipes privadas), voltado principalmente para as 24H de Le Mans.

Estrearam em 2004 em Le Mans com três carros, mas dois abandonaram com problemas mecânicos e o terceiro bateu. Pela quantidade de modelos e pinturas diferentes é possível dizer que continuou participando da prova nos anos seguintes, mas não sei informar os resultados e nem se o carro ainda corre, pelo menos com essa pintura eu acho que não. Destaque para a parceria com a Ford, responsável pelo motor Ford AER 2.0L com 550HP, e estampada no carro com o famoso logo oval azul.

O modelo das primeiras fotos parece ser o mais atual, com patrocínio da XBox, mas o que achei mais bonito é esse que mistura as cores da Gulf com o preto, aqui embaixo, uma bela combinação.

*Atualizado
O Interdomin informou que o #37 abaixo foi pilotado por Paul Belmondo (piloto e dono da equipe), e filho do ator Jean Paul Belmondo.

E o Denis e o Lui George informaram que a Courage foi vendida para a Oreca no final de 2008, que passou a utilizar a estrutura para construir protótipos próprios. Inclusive o Bruno Senna fez algumas corridas ano passado com um carro deles.



6 comentários:

interdomin disse...

El #37 fue pilotado por Paul Belmondo (dueño de la escudería Paul Belomondo Racing) e hijo del actor Jean Paul Belmondo.

denis disse...

Se nau me engano a courage foi vendida para a equipe francesa Oreca,no final de 2008.

Lui George disse...

Isso mesmo denis, a Courage foi vendida para a Oreca, que passouy a usar a estrutura para construir os seus proprios protótipos.
Pipe, a ultima foto, do carro com a pintura tradicional da Gulf, parece muito ser um Ginetta-Zytek, mas como na época que parece que esse carro correu eu nem conhecia a LMS, não posso ter muita certeza, talvez os outros colegas que acompanham o blog tenham informações melhores.

Pipe disse...

Gracias Interdomin, já atualizei o post.
Abraço.

-------------------------------------

Oi Denis, obrigado pela informação.
Abraço.

-------------------------------------

Valeu também Lui, post atualizado.
Inclusive você tem razão, o último carro é um Ginetta-Zytek. Não achei mais fotos dele com essa pintura da Gulf, mas os faróis confirmam a suspeita. Valeu pela observação.
Abraço

denis disse...

De nada Pipe,sempre acompanho seu blog so que numca comentava.

Pipe disse...

Fala Denis, sejam bem vindo aos comentários então cara, rs.
Não deixe de aparecer mais vezes.
Abraço.