Venturi 400 Trophy

Posted Posted by Pipe in Comments 10 comentários



Encontrei por acaso a foto acima com esse monte de carros de corrida devidamente guardados e achei bem interessante, sem dúvida uma bela garagem. A princípio pensei se tratar de Ferraris F40, mas dando uma pesquisada descobri que são Venturi 400 Trophy que faziam parte da categoria Venturi Trophy, criada pelo futuro fundador do Fia GT, Stéphane Ratel, em 1992. Era uma campeonato de gentleman drivers, e fez um sucesso repentino chegando a 75 carros divididos em grupos diferentes, e parece que acabou no fim de 1993.

Para quem não conhece, eu não conhecia, a Venturi era uma construtora francesa de carros esportivos, e chegou até a participar das 24H de Le Mans em meados da década de 90 com um modelo derivado desse 400 Trophy, o 600 LM. Também tiveram uma parceria com a Larousse na F1, estampando sua marca nos carros em 92, e fabricaram outros modelos de rua, como o 260 Atlantique e o 300 Atlantique, segundo informação do amigo Denis. Foi vendida em 2001 para um milionário e atualmente se limita a produzir veículos elétricos.

Mas por que o sucesso do Venturi Trophy? Entre outros fatores, porque as máquinas com um visual claramente inspirado na Ferrari F40 eram muito rápidas e boas de pilotar, e ainda poderiam ser adaptadas para versão de rua depois caso o dono desejasse. Com um motor Twinturbo 3.0L V6 e 408HP, imagino também a diversão que não devia ser. Abaixo mais uma foto dos carros juntos e uma de um modelo na pista, bem maneiro mesmo ainda mais com essa pintura branca. E por último, um vídeozinho de um 400 Trophy acelerando tudo em um dinamômetro, bonito ronco.

O Leandro Castro chamou a atenção para as bandeiras no teto dos carros acima,
talvez relacionadas a nacionalidade dos pilotos ou das equipes.




10 comentários:

Rikardo Matos disse...

grande descoberta... também quando olhei, pensei serem F40. Um design muito semelhante!

Abraços ;)

Alysson Prado "Balo" disse...

A semelhança com as F40 é visível, mas as lanternas traseiras e o visual robusto da traseira lembram mais os Maserati Shamal, contemporâneo do Ventury 400 Trophy, será que são de inspirações mútuas?

abs.

Alysson Prado "Balo"

Lui George disse...

Pelo jeito não são apenas os chineses que copiam carros...
Mas então Pipe, em época de copa do mundo, coloque ai fotos da falecida copa do mundo do automobilismo, a A1GP. Vai ser uma boa para relembrar a disputa entre países na pista, já que nesse mes so esta dando futebol por ai.
abraço

Fórmula Total disse...

Não poderia deixar de passar por aqui e deixar um comentário antes de tirar férias.

Não conhecia os "carrinhos", ou seria foguetinnhos?

E por falar em Copa do Mundo, você deve ter percebido que no teto dos carros havia a pintura das bandeiras, acredito que era referente à nacionalidade dos pilotos ou das equipes.

Uma boa curiosidade que não foi falada no seu, sempre bom, texto.

Abraços amigo e até quarta.

Volney disse...

Conheço o Venturi desde os tempos de Gran Turismo 2. Bacaninha demais o carro, e realmente ele parece uma F40.

PS:. Eu com um desses tava mó feliz =P

Unknown disse...

Ola Pipe,faz tempo que não comento aqui,mais sobre o Venturi se nau me engano, existe mais tres carros que eles fabricaram:sao o Venturi 260 atlantique,Venturi 300 atlantique e o Venture 600 q era uma versao de corrida ainda mais forte do que o Venturi 400,que correu em Le Mans no ano de 1995.

Sene disse...

ola pipe, sou novo aq e queria dizer q seu blog tem otimas fotos e adorei a ideia oq vc publica fotos de qualquer carro de corrida, inclusive aqueles menos populares aq no brasil, paiz do futebol, futebol, e futebol.
adorei o post da perua volvo e me fez lembrar das corridas trasmitidas pela band se nao me engano no ano de 94, era um super champ aquele.
outro atrativo e que nao tenho nenhuma alegria em formulas e seu blog e repleto de turismo e prototipos, minhas paixoes.

enfim, execelentes fotos e otimos textos tb.

assim como voce gosto de guardar fotos de carros mas nao tenho a pretencao de fazer um blog, e tenho alguns carros aq e posso t passar para posts futuros. Em especial, gostaria de contribuir com uma versao audi nascar que rodou em talladega no inicio dos anos 90. Tenho aq algumas fotos q tb peguei na internet e estao a sua disposiçao caso queira.
aguardo seu retorno.

Pipe disse...

Fala Rikardo,
Não tem como não lembrar as F40 né cara? principalmente essa traseira. Valeu pela visita.
Abraço.

--------------------------------

Fala Alysson,
Não conhecia esse Maserati, muito maneiro por sinal, e realmente tem semelhança com esses Venturi, principalmente a traseira como vc disse. Não sei dizer, mas vai ver se inspiraram nele também, não duvido nada.
Falou, abraço.

------------------------------

Fala Lui,
Pois é, os franceses também deram uma boa copiada na F40, rs.
Mas ótima sugestão cara, realmente ñ se fala em outra coisa que ñ a Copa, e a A1GP era o mais próximo disso no automobilismo. Já separei aqui algumas fotos e em breve eu posto.
Valeu, abraço.

------------------------------

Fala Leandro,
Pois é, o pessoal deve ter se divertido muito com esses carros, rs.
Boa observação sobre as bandeiras no teto, não sei ao certo o que significavam, mas a sua suposição é bem plausível.
Valeu pelo elogio do texto.
Abraço e aproveite as férias.

------------------------------

Fala Volney,
Pois é, como eu ñ joguei o tão falado Gran Turismo, ainda não conhecia as belas máquinas, mas ainda vou jogar um dia.
Se eu tivesse só um desses setenta e tantos também estaria feliz a beça, imagina acelerar essa F40 genérica? rsrs
Abraço.

------------------------------

Fala Denis, bom te ver por aqui, seja re-bem vindo então, rsrs.
Mas é verdade, nessa minha pesquisa sobre os 400 Trophy vi que a marca tinha fabricado alguns outros modelos, como vc mencionou.
Mas valeu por informar os modelos, vou ver se acho fotos e informações dessa outra versão de corrida para postar aqui.
Abraço.

-------------------------------

Fala Alexandre, seja muito bem vindo!
Fico feliz que você tenha gostado e se identificado com o blog, tenha certeza que me dá mais ânimo para continuar melhorando os posts. Valeu pelos elogios!

O espírito do blog é bem esse que vc falou mesmo, mostrar um pouco de tudo quanto é categoria e carro espalhado pelo mundo, sejam conhecidos ou não. Aliás, descubro muita coisa pesquisando fotos para o blog, e acho muito legal quando posto algo novo que a maioria ainda não tinha visto.

Também sou fã dos carros de turismo e protótipos, meus preferidos e por isso aparecem muito por aqui, mas também gosto de fórmulas e rally, enfim, de carros de corrida em geral, e por isso a diversidade, rs. A perua da Volvo era uma beleza mesmo, também curto muito, aqueles tempos do BTCC eram incríveis.

Mas então, será ótimo ter sua contribuição aqui cara, é só me mandar as fotos que vou atrás de informações e posto esse Audi, que ainda não conheço. E se tiver alguma outra sugestão não deixe de passar, que acho muito legal contar com a ajuda dos amigos. Pode me enviar um e-mail com as fotos (felipemadsen@gmail.com) que eu formato o post em breve.

Valeu cara, grande abraço.

Blog do Rubinho disse...

Se eu fosse o vigilante desta garagem,me sentiria realizado!!!

Pipe disse...

Fala Rubinho, pensei algo parecido quando vi essa foto. Trabalhar do lado desse monte de máquina devia ser um sonho mesmo.
Falou, abraço.