Porsche 961

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#180, campeão em Le Mans em 1986.


961 em teste.

O blog ficou abandonado hoje, as coisas estão corridas no trabalho e o tempo está curto, mas pelo menos uma atualização tem que ter aqui todo dia, e hoje eu escolhi um carro que marcou minha infância. Marcou não porque eu vi correr, era apenas um bebê na época que ele acelerava, mas porque meu irmão tinha uma miniatura desse carro e quando me deparei há alguns dias atrás com a foto dele na internet me veio logo a memória. Impressionante como certas coisas a gente não esquece, e eu vi essa mesma mini outro dia com minha sobrinha, já bem danificada pelo tempo e pelo uso, mas continuava lá a bela pintura azul, dourado, vermelho e branco da forma como eu lembrava.

Mas enfim, esse é o Porsche 961, que foi construído baseado na versão 959 do esportivo de rua, para competir no Grupo C do World Endurance Championship. O 959 teve uma versão de rally construída para o Grupo B, que acabou nunca correndo por lá devido ao fim da categoria, mas venceu o Paris-Dakar em 1986 com Jacky Ickx, uma conquista marcante para a fábrica. Com essa vitória, a Porsche se empolgou e resolveu levar o carro para a pista, nascendo assim o 961.

O carro foi pintado todo de branco, equipado com um motor Twin Turbo V6 2.8L com 680HP que levava a máquina a 330Km/h, e estreiou logo de cara nas 24H de Le Mans em 1986, sendo o primeiro carro 4WD a disputar a corrida. Provando que não era bom apenas na terra, venceu a sua categoria IMSA GTX e terminou em sétimo na geral, pilotado por Rene Metge e Claude Ballot-Lena. E isso mesmo estando à sombra dos Porsches 956, vencedores na geral naquele ano. Após essa participação o 961 disputou as 3H em Daytona na final do IMSA nos EUA, terminando mal colocado devido a problemas com os pneus, e depois só reapareceu nas 24H de Le Mans do ano seguinte.

Nessa edição de 1987 de Le Mans a montadora resolveu pintar o carro com as cores da Rothmans para combinar com os 962C, e o #203 recebeu a clássica e marcante pintura já mencionada, e que sem dúvida deixou o visual muito mais bonito. Mas após 17 horas de corrida, o piloto Kees Nierop perdeu o controle devido a problemas com o câmbio e bateu forte no guard-rail, iniciando um incêndio e danificando muito o carro que saiu da disputa. E assim se encerrou a breve carreira do único exemplar 961 já construído, que foi consertado e colocado em exposição no museu da Porsche na Alemanha. A idéia da Porsche era vender o 961 para outras equipes, mas devido ao alto preço do carro e a já vitoriosa existência do 956, não obtiveram nenhum pedido sequer, e o projeto foi descontinuado, uma pena pois teria sido interessante ver mais dessa bela máquina nas pistas.



Porsche 959 vencedor do Paris-Dakar de 1986 com Jacky Ickx.

4 comentários:

Tohmé disse...

Caramba, não é que é baseado do 959. É um 959.....

Rafael Oliveira disse...

Pipe...

Que menina mais bela... após as 917 é uma de minhas prediletas.

Abs.

Rafael Oliveira.

Volney disse...

O mais famoso para mim, é o 959 do Paris Dakar. Me espantei e estranhei muito a primeira vez que o vi disputando competições de rally.
Meio estranho para a Porsche naquele tempo, ter esse tipo de carro em foras de estrada.

Pipe disse...

Fala Tohmé, então, é um 959 com roupa de pista e um nome diferente. Mas no geral é igual, rs.
Abraço.

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Fala Rafael, tô contigo, tá no Top 5 dos Porsches de corrida, atrás dos imbatíveis 917.
Abraço.

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Fala Volney, o 959 do Dakar ficou bem conhecido mesmo, ainda mais porque já venceu logo na sua primeira participação. É realmente de se estranhar a Porsche nesse tipo de competição, onde eles quase não investem, mas quando fazem é bem feito.
Valeu, abraço.