Ferrari 512M

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1971, 500km de Imola, Merzario.

1971, Nurburgring, Herbert Muller.

1972, Michael Parkes em Riverside. Scuderia Filipinetti's 512F.

1971.

Foto recente em evento de históricos.

E finalmente o carro que estou para postar há alguns dias e não vinha conseguindo, a belíssima Ferrari 512M. A história desse carro se inicia após o fracasso da versão 512S, criada as pressas pela fábrica no final da década de 60, em combater o domínio dos Porsches 917 no campeonato mundial de marcas, mas falarei do modelo S um outro dia. Como os resultados da S não foram os esperados, a Ferrari preparou uma nova versão no fim de 1970, a 512M - M de Modificata - com um motor mais potente e uma carroceria redesenhada, sendo a traseira semelhante a do seu maior rival, o que diminuiu bem o peso total. O motor, que dava nome ao carro, era um 5.0L V12 com 610HP.

Esse novo modelo era muito promissor, e estreou com a dupla Ickx/Giunti já tomando a pole dos Porsches, mas abandonado com problemas mecânicos. Na corrida seguinte eles fizeram a pole novamente, e conquistaram a tão desejada vitória contra os Porsches. Era de se esperar então que o carro representaria a volta definitiva das vitórias para a marca no campeonato, mas Enzo Ferrari preferiu voltar as atenções para o protótipo 312 PB, que acabou dominando o início dos anos 70.

E assim a 512M continuou correndo apenas por equipes privadas que não tiveram como continuar com o desenvolvimento no mesmo nível dos Porsches. Mesmo assim o carro conseguiu alguns bons resultados com essas equipes particulares em campeonatos variados, mas nunca representou a força que poderia ser. A mais famosa é a bela versão da Penske com a pintura azul e amarela da Sunoco, que foi pilotada por Mark Donohue. No fim das contas a 512M teve um tempo curto de vida e uma história bem abaixo do que poderia ter tido, mas valeu por ser uma dos mais belos protótipos da fábrica e nos proporcionar imagens com essas.

*Atualizado
O amigo Lorenzo informou que a #13 é uma Ferrari 512F, e não M, e pertencia a Scuderia Filipinetti's. De diferente eu reparei nas janelas laterais e no fato de não ter farol.

Donohue e a bela Ferrari #6.

Daytona 1971, Donohue.

Ferrari Sunoco em 2004 no Le Mans Classic.

1000km BOAC em Brands Hatch 1971, Escuderia Montjuich.

Escuderia Montjuich no Modena Motorsport Trackday em 2009.

7 comentários:

Rafael Oliveira disse...

Pipe...

Lindas fotos...parabéns!

Abs.

Rafael Oliveira

Volney disse...

Gostei da Azul da Sunoco.
Legal demais Pipe a sequência de fotos

lorenzo721 disse...

Very nice post about a car I've always loved!

Just as an anecdote, #13 is not a 512M but the Scuderia Filipinetti's 512F. Anyone can see the difference?

Tohmé disse...

Estou com o Volney. A da Sunoco é linda.

Pipe disse...

Valeu Rafael, bom te ver por aqui cara.
Abraço.

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Valeu também Volney, é muita foto, mas valia a pena. Também acho a azul mais bonita, bela pintura da sunoco que chama atenção.
Abraço.

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Hi Lorenzo, thanks!
You are right, the #13 has different windows. That's what i noticed, is there anything else?
Thank you for the information.

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Fala Tohmé, estou com vcs dois, é a que mais gostei também.
Abraço.

lorenzo721 disse...

Right on target Pipe!

That's the most obvious difference, but there were many minor ones (note the one-piece rear wing, I think the radiators had been moved too, etc.).

The Scuderia Filipinetti's goal was to improve the performances of its 512 by reducing both its weight and drag. The cockpit was narrower, which required a different windshield - ironically, it was borrowed from the car's main rival, the Porsche 917! In the end, the team was surprised to see that its car was even heavier, which negated all the advantages of the better aerodynamics.

Pipe disse...

Hi Lorenzo,
I noticed the rear wing too, but the blue sunoco model has one similar, so I thought it would be normal.
Good story, and very unlucky team that only worsened the car, it was better to stay with the original.
At least it was beautiful with blue wheels.