Escort - Brasileiro de Marcas e Pilotos

Posted Posted by Pipe in , Comments 4 comentários


Feriado, um dia meio parado, mas pra dar uma movimentada aqui vamos falar de carro de corrida nacional. Esse Escort das fotos acima que disputa atualmente a categoria Força Livre do campeonato paulista, é um belo exemplar de sobrevivente do antigo Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, que teve seu auge da metade dos anos 80 até o início dos anos 90. O Flávio Gomes fez uma matéria com esse carro há algum tempo atrás para o programa Limite da ESPM, que pode ser conferida aqui.

O carro foi adquirido pelo Nenê Finotti, preparador e dono de equipe na Classic Cup, praticamente da forma como vemos na foto, muito inteiro e com essa bonita pintura, vem de um tempo onde se corria com carros de verdade, bem mais resistentes do que muitos que vemos por aí hoje em dia. Esse Escort participou da Copa Shell e seu motor era um VW AP do tempo da Autolatina, quando a Ford e a Volks tinham uma parceria. Originalmente era prata e pertencia a dupla Andreas Mattheis e Fábio Júdice, depois foi vendido ao Euripes que chegou a ser campeão de Força Livre com ele já com essa nova pintura. Muito legal ver a iniciativa de colocar essa bela máquina de volta as pistas, e imagino que deva ser mais legal ainda acelerar ele em Interlagos.

Aproveito para mostrar mais alguns Escorts na época original, eu era muito novo naquele tempo, mas gostaria de ter acompanhado esse campeonato, devia ser muito bom.

Largada de etapa do BMP de 1994, só Escorts.

Escort campeão do BMP de 1994 da dupla Egon Herzfeldt e Vicente Daudt.

Esse é de 1988, do Fornari.

4 comentários:

GP Oficina Mecânica disse...

Muito legal ver o Escort do Finoti andando em Interlagos atualmente!

Tambem gostei bastante das fotos de época... é difícil alguem hoje em dia comentar do automobilísmo da década de 80... Copa Uno, Brasileiro de Marcas... Eu mesmo conheço muito pouco, só o que ouço meu pai e amigo falar...

Abraço
Carlos Eduardo Szépkúthy

Volney disse...

Eu assisti a matéria do FG quando passou no Limite da ESPN, bem bacana a história desse Escort.
A história do automobilismo é de nos deixar felizes e tristes ao mesmo tempo, ao mesmo tempo que antigamente tinha muita iniciativa para corridas de carros e fórmulas e do nascimento de grandes pilotos, hoje em dia o automobilismo brasileiro esta entregue as traças, com grids mirrados e autódromos sendo fechados.

Rafael Oliveira disse...

Eu lembro do Mattheis e o Dimas Pimenta tocando estes escortinhos no Marcas e pilotos, com roda 10" (depois mudaram para 11"), ótimos tempos... quando estreou o sapão (93) a galera demorou muito para se adaptar a ele, então os escortinhos MKII reinaram por mais uns dois anos... era coisa linda, voyage, escortinho se pegando em Interlagos...

Abraços.

Rafael Oliveira.

Pipe disse...

Fala Carlos,
Também gostei de ver esses Escorts todos na pista, como disse, devia ser bom de ver as corridas. E por isso acho muito maneiro o Finoti ter botado o dele pra correr, mesmo que seja só pra participar, já tá valendo.
Embora não acompanhasse automobilismo naquela época, hoje em dia acho muito legal ver as fotos de como era, dos carros que participavam, e pode deixar que vão aparecer mais por aqui, vou pesquisar outros modelos.
Abraço.

----------------------------------

Fala Volney,
Assisti no dia que passou também e me interessei em saber mais daquele Escort.
Realmente é de se lamentar que o automobilismo no Brasil tenha perdido muito do que foi algumas décadas atrás, por tudo que vi e li era muito melhor mesmo. Mas acho que estão tentando melhorar, e hoje já tem mais categorias aparecendo e se estabelecendo, embora com grids ainda pequenos em muitas delas devido aos custos elevados. Também precisam dar maior atenção aos autódromos, que como vc comentou muitos estão largados, quando poderiam ser reformados e re-aproveitados.
Enfim, mas é isso, também fico na torcida por tempos melhores.
Abraço.

--------------------------------

Fala Rafael, devia ser bom mesmo ver esses carros acelerando. E pelo visto, como dá pra ver na foto da largada, o Escort dominou no início dos anos 90. Deviam aparecer mais desses que correram naquela época pra serem reformados e voltarem pras pistas, seu habitat natural.
Abraço.