Cadillac Northstar LMP

Posted Posted by Pipe in , , Comments 4 comentários




Último modelo, ano 2002.

Era pra ter postado antes mas fiquei vendo a F1 e depois saí e só voltei agora, mas enfim, não faço mais previsão sobre corridas aqui tão cedo depois dessas 24H de Le Mans. A Audi não só beliscou o pódio como ficou logo com os três lugares disponíveis, mostrando para a Peugeot que em corridas de 24 horas a durabilidade do equipamento vale mais do que a velocidade. Fiquei com pena da Peugeot, sem dúvida tinham os carros mais rápidos, mas agora é juntar os cacos e pensar no ano que vem.


E ainda no tema Le Mans aproveito para mostrar esse que na minha opinião é um dos protótipos mais bonitos desde que lançaram essas categorias LMP, o Cadillac Northstar LMP. Foi lançado pela Cadillac (que pertence a GM) no ano 2000 e representou o retorno da marca as 24H de Le Mans após cinquenta anos, uma vez que eles haviam participado na edição de 1950. O chassi foi encomendado a Riley & Scott e o motor, que dá nome ao carro, era um Northstar V8 4.0L com 600HP. Para melhorar a preparação do carro visando Le Mans a GM montou duas equipes que disputariam dois campeonatos diferentes, a de fábrica Team Cadillac comandada pela Riley & Scott correria na ALMS nos EUA com dois carros, e a francesa Team Dams correria no Sports Racing World Cup na Europa com três carros.


Mas tanta preparação, tanto investimento e tantos carros não foram suficientes para chegar nem perto dos resultados pretendidos para o ano de estréia. Ambos os times não conseguiram resultados melhores que a quinta posição em várias corridas que disputaram nos dois campeonatos. E em Le Mans embora três carros tenham terminado, as posições 19º, 21º e 22º não foram muito animadoras.


Em 2001 apenas dois carros do Team Dams participaram em Le Mans, sendo que a oitava posição no grid de largada, a frente do Bentley Speed 8, foi bastante comemorada pela equipe. Um dos carros abandonou após um acidente no início e o outro melhorou o resultado do ano anterior, mas terminou em um frustrante 15º. O Team Cadillac só disputou a segunda parte da temporada da ALMS, depois da corrida de Le Mans, e obteve bons resultados com os dois carros terminando na quarta colocação geral do campeonato.


Em 2002 o motor Northstar foi atualizado e apenas o Team Cadillac continuou com o projeto. A prioridade continuava sendo Le Mans e a preparação seria através de testes particulares e a disputa apenas das 12H de Sebring, que foi péssima com um carro abandonando e o outro terminando em 31º. Em Le Mans os carros largaram em oitavo e décimo, andaram quase o tempo todo no top ten, e conquistaram os melhores resultados do programa ao terminaram a corrida na 9ª e 12ª posições. Ao voltar para os EUA o carro ainda disputou o restante da ALMS fazendo excelentes corridas e finalizando o campeonato em quinto.


E assim, no final da temporada de 2002 a GM resolveu encerrar a trajetória do Cadillac LMP nas pistas. O projeto foi descontinuado pois a marca acreditou que já tinha chegado até onde o carro poderia ir, e resolveu investir no Corvette, que convenhamos realmente deu bem mais certo, mas acho que os protótipos mereciam melhor sorte. Nas fotos acima está o último modelo do carro, e o que eu acho um dos mais bonitos dos LMPs, e abaixo o primeiro modelo lançado, que não é tão bonito assim, mas melhor do que muitos outros que já passaram por lá.


*Atualizado
O Alysson achou esse carro a venda no eBay, aqui. Quem estiver interessado é só desenbolsar a módica quantia de $355.000 que leva pra casa, mas não inclui garantia de caixa e motor e muito menos revisões...



Primeiro modelo, ano 2000.

4 comentários:

Alysson Prado "Balo" disse...

Pipe, este sem sombra de dúvidas é um dos mais belos protótipos que correram nas 24 horas de Le Mans nesta década, mês passado uma das unidades do modelo 2002 quer fazia parte da equipe Riley ans Scott estava à venda no e-bay.O preço? Na época avaliado em US$ 355.000!
(http://www.autoblog.com/2010/05/13/ebay-find-of-the-day-2002-cadillac-northstar-lmp02/)

abs.

ALYSSON PRADO "BALO"

Tohmé disse...

Os modelos de 2000 estão, pra mim, no rol dos protótipos mais lindos.

Volney disse...

Também acho Tohmé, mas eu estou gostando bastante destes protótipos recentes.

PS:. Eu avisei sobre a Audi! Não tenho uma sorte dessas na Mega Sena ^^

Pipe disse...

Fala Alysson,
Eu acho que lembro que uma vez vc comentou dele, com certeza é um dos mais bonitos dessa década como vc disse, também gosto muito desse carro.
Mas fantástico esse seu achado, os dois carros que correram em Le Mans em 2002 estão a venda. O preço é meio salgado, mas é carro de colecionador, e está novo. E ainda dizem que o dinheiro não traz felicidade... tenho minhas dúvidas...
Valeu, abraço.

----------------------------

Verdade Tohmé, fizeram muita coisa legal no início do século.
Abraço.

---------------------------

Fala Volney, eu também. Achava tudo meio parecido, mas comecei a olhar mais atentamente e tenho achado carros bem interessantes hoje em dia.
E pois é, vitória incontestável da Audi, que sabe fazer carro resistente para corrida de endurance.
Abraço.