BMW V12 LMR

Posted Posted by Pipe in , , Comments 2 comentários


Aproveitando o "gancho" do post anterior, a dica do meu camarada Leandro e o fato de não aparecer um protótipo por aqui há um tempo, esse é o BMW V12 LMR, fruto de uma parceria entre a montadora alemã e a equipe de F1 Williams, como comentado no post aí debaixo. Desenvolvido para disputar corridas de longa duração, venceu as 12H de Sebring e correu na ALMS, mas seu maior feito foi a conquista das 24H de Le Mans em 1999, no ano de estréia do modelo.

O motor era um BMW S70 6.1L V12 com 590HP que podia chegar a 342KM/h na reta Mulsanne em Le Mans. Seus concorrentes diretos eram carros famosos que já deram as caras por aqui como o Audi R8R, Toyota GT-one, Porsche 911 GT1, entre outras máquinas de respeito.

Em 2000 a parceria entre as duas empresas se estendeu para o Fórmula 1, e a montadora resolveu focar todos os seus esforços na principal categoria de automobilismo. Mas para não jogar fora todo o trabalho em cima do vitorioso V12 LMR, decidiram participar apenas na ALMS onde ganharam algumas corridas, mas acabou não sendo da forma como se esperava, e então a máquina foi aposentada no final da temporada.

A parceria entre a BMW e a Williams veio até esse ano quando os alemães resolveram não dar mais continuidade ao trabalho na F1, onde também não conseguiram atingir os resultados esperados. Uma pena, mas talvez não devessem ter saído das provas de endurance mesmo...

O protótipo é bonito, com linhas elegantes e agressivas ao mesmo tempo. Destaque para a grade com o símbolo na frente do carro, uma marca dos carros de passeio.

2 comentários:

Anônimo disse...

Outro clássico!

Abraços
Leandro Castro

Pipe disse...

Valeu cara, a dica foi sua.

Abraço.