F1: Williams FW20

Posted Posted by Pipe in , Comments 5 comentários


Já estava há um tempo sem aparecer uma máquina da F1 por aqui, essa é a Williams FW20, que disputou o campeonato de 1998 com os pilotos Jacques Villeneuve, o campeão do ano anterior, e Heinz Harald Frentzen.

Com a ida do principal projetista Adrian Newey para a McLaren em 96 (tendo contribuído para o projeto de 97) e a desistência da Renault em fornecer motores para a categoria, a equipe foi muito afetada. Esses dois, Newey e Renault, foram os responsáveis pelo domínio da equipe no início dos anos 90.

O carro era equipado com um motor Mecachrome V10 com 775HP, e a clássica pintura azul e branca da Rothmans deu lugar a essa vermelha da Winfield. Como era de se esperar o desempenho foi decepcionante tendo em vista as campanhas vitoriosas nos anos anteriores, terminando em terceiro no campeonato de construtores com apenas três pódios, e nenhuma vitória, muito distante das rivais Ferrari e McLaren.

Eu não me lembrava desse carro da Williams, mas achei bonito, estranho é o pica pau no bico do carro, alguém sabe por quê? No ano seguinte ela seguiu esse mesmo padrão, bem diferente mesmo do azul ou branco que estamos acostumados a ver, que voltou a aparecer nos carros em 2000 após a parceria com a BMW, que começou em 99 com o vitorioso BMW V12 LMR em Le Mans, e depois se transferiu para a F1. (contribuição dos amigos Lui George e Leandro Castro).

*Atualizado
Segundo pesquisa do amigo Leandro, o Pica-Pau no bico do carro seria para promover o jogo Woody Woodpecker Racing lançado pela Konami no fim da década de 90. Seria uma ação semelhante a que fizeram em 93 quando eram patrocinados pela Sega e tinham o Sonic na lateral dos carros. Só o Leandro mesmo pra achar essas coisas, saca muito de F1, valeu cara!

5 comentários:

Lui George disse...

Olá Pipe.
Com certeza essa é uma das pinturas mais desconhecidas da Willians, até porque nos anos que a equipe usou o vermelho como cor principal ela foi apenas uma coadjuvante nos campeonatos e só voltou a ter destaque com a parceria com a BMW. Parceria que por sinal começou em Le Mans, sendo o carro vitorioso de 1999 um resultado de uma parceria entre a tradicional equipe inglesa e a montadora bávara, no ano seguinte a parceria se transferiu para a F1, e ai todo mundo sabe o resto.
Abraços

Anônimo disse...

Bem lembrado Lui!

Essa pintura descaracterizou as Williams, que vinham usando o azul e branco desde os anos 80.

Pipe, você já fez um post sobre o BMW V12 LMR? Caso não fez, um link para ajudá-lo na missão

http://www.autosrapidos.com/superautos/lemans/bmw-v12lmr.htm

Abraços do seu amigo
Leandro Castro

Pipe disse...

Fala Lui !
Ótimo comentário cara, não sabia que essa parceria tinha começado desse jeito e já atualizei no post. Valeu pela visita!

------------------------------------

Fala Leandro!
Ainda não fiz nenhum post desse carro não cara, já tinha visto algumas vezes por aí, mas agora que você me deu essa dica vou fazer esse post aproveitando o gancho, rsrs.
Valeu pela ajuda!
Abraço!

Anônimo disse...

Rapaziada, acho que descobri o motivo do Pica-Pau no bico dos carros.

Não sei se vocês vão lembrar, mas houve uma época, acho que em 93, que a Williams foi patrocinada pela Sega. Tinha o Sonic pintado nas laterais do carro, o nome Sega nos retrovisores, etc e tal.

A Konami lançou um jogo do Pica-Pau, chamado Woody Woodpecker Racing. A data de lançamento aqui no Brasil foi no ano 2000, para Game Boy, PC e Play Station 1. Se foi lançado antes na Europa, EUA e na Ásia eu não sei.

Quem sabe eles também não resolveram seguir os passos da Sega?

Uma pequena observação: mas que perguntinha mais sem graça essa do pica-pau no bico do carro. Tive que pesquisar pra caramba!

Abraços

Pipe disse...

Show de bola hein Leandro! Com certeza faz muito sentido e vc matou a xarada cara, eles estavam promovendo o jogo, valeu pela ajuda! Vai saber como vc descobriu isso, rsrsrs.

Mas foi mal aí pela pergunta cara, vou pegar leve na próxima, rsrsrs.

Abraço!