F1: Copersucar-Fittipaldi

Posted Posted by Pipe in , , Comments 9 comentários

Primeiro modelo, FD01.

Dois Modelo FD03 acima.

Já estava na hora de aparecerem esses carros aqui. Afinal não tem como um blog de carros de corrida brasileiro não falar do primeiro carro genuinamente brasileiro a disputar uma corrida de Fórmula 1. A equipe responsável por isso foi a Copersucar-Fittipaldi ou Escuderia Fittipaldi. É uma história bem conhecida por muitos, mas vale a pena relembrar algumas coisas.

A equipe foi fundada em 1975 pelos irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi após a compra da estrutura da Wolf. Disputou 8 temporadas e 104 GPs, encerrando suas atividades de forma melancólia em 1982. Consquistou 3 pódios, sendo o mais comemorado um segundo lugar no Rio de Janeiro com Emerson em 1978.

Por lá passaram alguns pilotos consagrados. Não só brasileiros como Ingo Hoffmann, Chico Serra, Alex Dias Ribeiro, Wilson e Emerson, mas também ajudou na formação do campeão finlandês Keke Rosberg. Destaque também para a participação do projetista Adrian Newey, hoje consagrado na Red Bull.

Infelizmente sempre foi muito desacreditada aqui no Braisl, não obteve bons resultados e aos poucos os patrocinadores foram saindo até o fechamento da equipe.

Os primeiros modelos lançados foram os prateados, que acho mais bonito, e depois vieram os amarelos. Destaque para o patrocínio da Skol no carro de 1980, tudo a ver mesmo com a cor do carro.

*Atualizado com os modelos dos carros e com o carro da Skol. Ajuda do amigo Leandro do Fórmula Total, valeu mesmo cara!

*Já faz um tempo o post, mas a atualização está valendo, o que importa é acrescentar. Foi o amigo Rafael Oliveira, que descobriu o blog recentemente, que observou algumas coisas a respeito do Copersucar que eu não havia dito. Segundo ele, quando a Copersucar foi lançada, foi um projeto dos Fittipaldi, e a Wolf só foi comprada no final de 1979, e levou junto o Keke Rosberg. O Rafael ainda acrescentou que o único Copersucar a ganhar uma corrida foi o F5A, usado na Aurora Series em 1978. Valeu pelas informações cara!

Modelo FD04.

Modelo F5A.

Modelo F6.

Modelo F8, patrocinado pela Skol.

9 comentários:

Anônimo disse...

rsrsrsr

Tá certo que os caras são ricos pra caramba,mas 800 milhões de euros deve estar errado.Teve ter sido cruzeiros! Ou então 800 euros, sem os zeros. rsrsrs

Ah, também senti falta do modelo patrocinado pela Skol. Não podia faltar a redondinha.

A nomenclatura você vai encontrar neste endereço http://www.allf1.info/gallery/nelson.php

algumas outras fotos neste http://www.f1-facts.com/products/Skol_Fittipaldi_Team/cars

Mas o post está ótimo. Parabéns pela bela escolha.

Abraços amigo.

Pipe disse...

Rsrsrs, pô Leandro, estava errado mesmo, foram em dólares, hehehe, pelo menos de acordo com o Wikipidia, consertei lá. É muita grana mesmo, não sabia que eles tinham tanto.

Mas valeu de novo pelas excelentes dicas cara. Já atualizei os nomes dos modelos e o carro da Skol já está lá também. Se tratando de F1 vc é o cara, rsrsrs.

Valeu pela visita. Abraço!

Leandro Castro disse...

Não Pipe, só pode estar errado aquela bagaça. Eles não tinham dinheiro, quem financiou boa parte do projeto foi o a cooperativa dos produtores de álcool e açúcar. O governo, que na época era militar, quis aproveitar a onda nacionalista e até deixou que eles usassem o túnel de vento da Embraer.

Eles começaram com motores retificados da Cosworth.

Hoje em dia você paga bem menos que isso para comprar uma equipe.

Olha o que o Wikipédia em inglês fala. Nem valores tem.
http://en.wikipedia.org/wiki/Fittipaldi_Automotive

Vai por mim amigão, deve ter sido uns 80 mil dólares, e olhe lá.

Abraços

Leandro Castro disse...

Fala Pipe!

Consegui achar o site que eu li a história.
http://www.bestlap.com.br/copersucar/Patrocinio.htm

Pode apagar o comentário, o que vale é a gente se ajudar.

Abraços amigo

Pipe disse...

Coé Leandro! Cara, já tirei o valor do post, melhor assim, tava muito caro mesmo,esse Wikipedia brasileiro tá superfaturado, rsrsrs. Bem que eu pensei que eles não tinha essa bala toda na agulha, hehehe.

Mas valeu mesmo por essa ajuda toda e essas informações. É o que você disse, importante é nos ajudarmos e as informações que você botou são muito importantes para o post. Muito boa a história do patrocínio cara.
De forma alguma achei ofensivo ou qualquer outra coisa, pelo contrário cara, sempre que tiver algo a acrescentar não deixe de dar sua opinião.

Grande abraço meu camarada!

Rafael Oliveira disse...

Amigo, meu primeiro post no seu fórum... estou fascinado com as imagens, de muita qualidade, ótimo acervo histórico... desculpe postar aqui, vendo que teu post é de Novembro, mas é que tenho uma info a ressaltar... Quando a Coopersucar foi lançada, o projeto foram todos deles, a Wolf foi comprada no final de 79, vindo inclusive com o piloto Keke Rosberg. Uma curiosidade: O único Coopersucar que ganhou uma corrida foi o F5A, usado na Aurora Series, em 78.

Um abraço.

Rafael Oliveira.

Pipe disse...

Fala Rafael, seja bem-vindo!
Fico feliz que você tenha gostado do blog cara, valeu pelos elogios.
E obrigado pelas novas informações, não sabia que o Copersucar tinha ganhado corrida, pelo menos uma pra não passar em branco, já atualizei no post. A idéia aqui é essa mesmo, quem souber pode acrescentar, dar dicas e sugestões a vontade. O legal é participar.

E fique a vontade para voltar quando quiser cara.
Um abraço.
Pipe.

Rafael Oliveira disse...

Pipe, muito grato pela receptividade, e é este o sentido mesmo, todos trocando informações sobre o que gostamos!!

Estou lendo todos os teus posts.

Grande abraço.

Rafael Oliveira.

Pipe disse...

De nada Rafael, eu que agradeço a participação. Espero que esteja curtindo os posts e se quiser pode dar dicas de algum carro que gostaria que aparecesse aqui.

Abraço!