Audi 90 Quattro IMSA GTO

Posted Posted by Pipe in Comments 4 comentários


Esse é mais um carro que descobri pelas minhas andanças na internet e me surpreendi, achei diferente e muito lindo esse modelo, o Audi 90 Quattro IMSA GTO de 1989, que para muitos é um marco na história, sendo um dos carros de corrida 4 portas mais "selvagem" e avançado tecnologicamente que já passou pelas pistas.

Com a proibição do famoso Grupo B do WRC pela Fia em meados dos anos 80, muitos fabricantes incluindo a Audi resolveram repensar seus investimentos no automobilismo. Mas após as vitórias e títulos no Rally, o que fazer então com a tecnologia Quattro? Migrar para os campeonatos de Turismo foi a conclusão que chegaram.

Eles iniciaram essa nova fase em 88 na American Trans Am Series com o modelo Audi 200, que depois posso colocar uma foto aqui, e obtiveram bons resultados. A escolha pelos EUA foi porque a marca andava em baixa por lá. Mas em 89 eles resolveram partir para um campeonato menos restritivo e construíram um carro para o IMSA GT Championship, o Audi 90, o verdadeiro assunto deste post. Esse campeonato era uma espécie de ALMS da época com divisão de carros GTs e Protótipos.

A máquina possuía a tração integral Quattro, e um motor turbo 5 cilindros 2,2L com 720HP, em uma incomum carroceria comprida e achatada feita em cima de um chassi tubular. Atingia 335Km/h e fazia de 0-100 em apenas 3,5 segundos. Ganhou 7 das 13 corridas da temporada, sendo que não participou de duas provas que eram de longa duração. Infelizmente a fábrica resolveu encerrar esse projeto no fim do ano e voltou as atenções para a DTM, onde conquistou o título no primeiro ano e está presente até os dias de hoje.

Achei esse carro muito maneiro. As rodas são lindas e diferentes, totalmente fechadas e a pintura também é bonita. Estranho só esse escapamento "gigante" saindo pela lateral, mas que deve ter alguma explicação.

No próximo post esse carro cuspindo fogo, e o som indescritível do motor...


4 comentários:

Volney disse...

Isso é um monstro sobre rodas!

Lui George disse...

Esse carro é fantástico, e representa um marco pois foi a partir dai que Audi decidiu investir pesado em automobilismo e simplesmente conquistou tudo que disputou, fazendo da marca um dos principais nomes em corridas do mundo.

Anderson Puiatti disse...

coloquei alguns videos no blog algum tempo atras de uma olhada http://burnoutracing.blogspot.com/2009/08/videos-sessao-audi.html abraço

Pipe disse...

Fala Volney, palavra apropriada cara, sem dúvida.

-------------------------------------

Verdade Lui, o carro é demais mesmo, um dos melhores que a Audi já fez, e o ronco é simplesmente inconparável.
Valeu, abraço!

-----------------------------------

Fala aí Anderson, quanto tempo cara! Valeu pela dica, ótimos vídeos! Já até atualizei um no post.
Grande abraço.