Audi R8C e R8R

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Acima os R8Cs.

É, eu sei, têm aparecido muitos carros protótipos por aqui, mas que que eu posso fazer se Le Mans na década de 90 era um celeiro de carros fantásticos?! A cada dia descubro um novo.

Descobri esses ontem, o Audi R8C e o R8R, e não resisti, tinha que por logo aqui. Foram desenvolvidos pela Audi para disputar as 24H de Le Mans em 1999, nas categorias LMGTP e LMP (resumindo bem, com capota e sem capota) . E apesar de se parecerem, possuíam muitas diferenças. Ambos utilizavam o motor 3.6L V8 Twin-turbocharger com 600HP, mas tinham aerodinâmicas muito diferentes. A começar que o R8C era fechado e o R8R aberto. O coupé chegava a 349Km/h e o roadster a 335Km/h.

Os R8Cs tiveram vários problemas aerodinâmicos e se classificaram muito atrás dos irmãos sem capota (20º e 23º contra 9º e 11º) para a famosa corrida. Mas os dois abandonaram antes da metade da prova com problemas no câmbio. Já os R8R que também enfrentaram problemas no câmbio terminaram em respeitáveis 3º e 4º lugares.

Competiam diretamente com os Toyota GT-One e Porsches 911 GT1 que já apareceram aqui esse mês.

Em 2000 a Audi resolveu investir apenas no modelo vitorioso sem capota tendo em vista os ótimos resultados do ano anterior do R8R e o crescimento da categoria LMP, e aí lançaram o incrível Audi R8, que terá seu espaço aqui mais pra frente. Mas eles voltaram em 2001 para categoria LMGTP "disfarçados" de Bentley Speed 8 (belíssimo carro), que também já deu as caras por aqui.

Dois fantásticos modelos de protótipos que não poderiam deixar de aparecer aqui.

Abaixo o R8R.

2 comentários:

manuel disse...

Entre los dos elijo el R8C. Para mí, el más bonito.

Pipe disse...

Hola Interdomin, bienvenidos! Gracias por el comentario.

También prefieren la R8C, más hermoso y deportivo.

Volte Siempre!

PS: Excusa por el español.