Fórmula 3: Dallara F307

Posted Posted by Pipe in , Comments 5 comentários



Pensei que não ia conseguir postar hoje porque o dia foi muito corrido, mas para não passar em branco, esses são belos exemplares do Chassi Dallara F307, modelo utilizado nos principais campeonatos de Fórmula 3 do mundo. Inclusive na F3 Sul Americana aqui na nossa terra a partir desse ano. Utilizam motores variados podendo ser Mercedes, Mugen Honda, Toyota, Volkswagen e Opel.

Tive a oportunidade de ver a etapa no RJ de perto esse ano e são realmente bonitos e potentes os carros. É uma pena a categoria aqui no Brasil não ter a devida exposição e apoio, e por isso contar com grids tão pequenos, mas sem dúvida deve ser sensacional pilotar um "brinquedo" desses.

*Atualizado com ótimas informações do amigo Lui George. Obrigado cara!
Na F3 Sudam, ou Sul Americana (a nossa aqui do Brasil), é utilizado o modelo de chassi F309, um pouco mais novo que esse do post, mas que a princípio tem poucas diferenças. O motor que usam aqui também é bem diferente dos utilizados nas outras F3 mundo à fora. É um motor preparado pelo famoso argentino Berta, tendo como base o motor Ford Duratec 2.3, e parece ser o mais potente de todas as F3. Os motores 2.0 usados na Europa possuem até 210HP, já os Berta possuem 257HP, uma diferença considerável.

5 comentários:

Tohmé disse...

Esses Dallaras são realmente belos e tecnicamente muito bem feitos.

Pena que o preço impeça um Grid maior.

Pipe disse...

Fala Tohmé!

São bonitos mesmo os carros, só que pro nosso campeonato aqui o preço com certeza é o maior impedimento. Não me lembro agora mas já me disseram os custos pra uma corrida e era meio surreal mesmo, tipo 40, 50 mil. Só dá pra correr gente com muita grana, porque arrumar patrocínio é difícil com pouca exposição. Enfim, situação típica do nosso automobilismo...

Valeu pelo comentário!

Abraço!

Anônimo disse...

Rapaz,já ouvi dizer que é 1 milhão de réis por temporada.

Não é pra qualquer um não.

Abraços
Leandro Castro

Lui George disse...

ola Pipe, como vai?
aqui na F3 sudam eles estão usando um modelo um pouco mais novo que esse, o F309, que pelo o que parece tem poucas diferenças com esse do post. E o motor utilizado aqui é totalmente diferente dos utilizados nos outros campeonatos de F3 espalhados pelo mundo, é um motor preparado pelo argentino Berta, tendo como base o motor Ford Duratec 2.3, e se não me engano é o mais potente de todas as F3. Pelo o que pesquisei aqui agora os motores 2.0 usados na Europa possuem ate 210hp, os Berta possuem 257hp.

Pipe disse...

Fala aí Leandro! Quanto tempo cara!Pois é, parece que é muita grana mesmo, não sei se chega a isso tudo, mas é um valor altíssimo que só os mais abastados podem pagar mesmo...
---------------------------------

E aí Lui! Tudo certo?

Valeu pela ótima explicação cara, muito boa mesmo, vou atualizar lá no post. Não sabia que tínhamos o motor mais forte. Pude ver de perto e realmente os bichos andam muito cara.

Falou, grande abraço!