Williams FW18

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Para a galera fã de F1 não ficar desanimada devido aos últimos posts terem sido de carros de turismo, protótipos ou rally, e aproveitando o GP do Brasil, o destaque de hoje é um clássico da década de 90 da principal categoria do mundo, a(o) Williams FW18.

Foi desenhado por Patrick Head e Adrian Newey (nome em alta ultimamente devido aos ótimos resultados dos carros da Red Bull nesse ano) para a temporada de 1996. Sua aerodinâmica estava alguns níveis acima das principais concorrentes da época, as Benettons B196 (de Berger e Alesi), e as Ferraris F130 (de Schumacher e Irvine).

Possuia um motor Renault V10 3.0L com 750HP a 14.500rpm, e mostrou um domínio absoluto da temporada ganhando 12 das 16 corridas com os pilotos Damon Hill (ganhou 8) e Jacques Villeneuve (ganhou 4). Hill inclusive conquistou o título da temporada se tornando o único piloto filho de um campeão de F1 (Graham Hill) a se tornar campeão também. Marca que dura até os dias de hoje, e a equipe também conquistou o mundial de construtores com uma certa folga. Além da marca de ser um dos únicos carros na década de 90 que fez uma dobradinha de primeiro e segundo lugar logo na corrida de estréia do carro na temporada.

Sem dúvida foi um dos carros de Fórmula 1 mais bem sucedidos na década de 90, e eu acho muito bonita essa pintura da Rothmans, que já apareceu aqui em um Pajero de Rally nesse post. Um clássico que merece a lembrança.
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Mudando de assunto, estarei fora nesse sábado e não conseguirei atualizar o blog. Mas volto Domingo com novas fotos e histórias.

Bom fim de semana a todos!



5 comentários:

Lui George disse...

Para mim o mais interessante é que mesmo ganhando metade das provas do campeonato e sendo campeão mundial o Damon Hill foi demitido pelo Frank Willians no final da temporada...vai entender...
Lembrando também que a vitoriosa parceria Willians-Renault pode retornar o ano que vem, e com o Rubens Barrichello como piloto principal da equipe, se eles conseguirem um quarto das glorias do passado ja vai ta de bom tamanho...porque a Willians de hoje não lembra nem um pouco a de anos atras.

Renato Bellote disse...

Eu gostava dessa versão.

abs

Pipe disse...

Fala Lui! Bom te ver por aqui de novo.

Mas bem observado cara, acabei não comentando isso, mas a equipe demitiu o campeão da temporada!? Não dá pra entender mesmo, mas deve ter muita coisa por trás dos panos que a gente não sabe...

Sobre o Rubinho, a Williams e a Renault, torço para que dê certo, ou que pelo menos dê um ânimo para a equipe que só tem feito figuração. Só tenho receios com a fábrica francesa que também não vive bons momentos na categoria... é esérar pra ver...
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Oi Renato! Bem-vindo cara!

Que bom que gostou da escolha do post, apareça mais vezes!


Abraços!

Lui George disse...

Ola Pipe, se voce ficou surpreso com a historia do Damon Hill, saiba que não foi a primeira vez, tava lembrando depois q fiz o comentario q 4 pilotos campeoes seguidos da Willians nao correram na equipe no ano posterior ao titulo, em 87 o Piquet foi campeao e em 88 foi pra Lotus, o Mansell foi campeao em 92 e em 93 foi correr na Indy(e ganhar o campeonato), 93 foi a vez do Prost ser campeao pilotando uma Willians mas no outro ano aposentou e deu lugar para o Senna, e por fim o Damon Hill que depois de ser campeao em 96 foi parar na fraquissima Arrows, acho que depois do titulo de 97 o Villeneuve deve ter ficado bem receoso de perder o emprego, hehehe, outra curiosidade nessa historia toda é que nos anos de 93 e 94, pelo fato do campeao mundial do ano anterior nao estar disputando o campeonato, o Damon Hill usou o numero 0 e o numero 1 nao foi utilizado por ninguem...historias malucas da F1...
ah, saiu na internet hoje que a Willians deve usar o motor Cosworth em vez dos Renault ano que vem, uma pena pois os Cosworth estao bem desatualizados e vai demora pra q eles fiquem competitivos, uma pena pro Rubinho...

Pipe disse...

Fala Lui, muito bem lembrado cara! Eu não me lembrava dessas histórias todas, e só grandes nomes provando que título não mantém o emprego, rsrsrs.
E só o Villeneuve, o mais fraco dos citados continuou, vai entender...
Legal a história do número zero também, não conhecia.

Sobre a Willians ano que vem, torço para que dê certo e o Rubinho acerte a mão de novo, mas vc disse bem, eles estão há muito tempo fora e devem levar um tempo pra se acertar, mas quem sabe o Barrichello não tem uma carta na manga aí?! rsrsrs.... só esperando mesmo...

Valeu pela participação e ótimas histórias cara!

Abraço.