![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsYBzK8Oj3CB0W8UOJFfXIEQKkrE69mZbTjuf-mmq-I3y8hamO9P2TjBFIjB_4NRm1yLIvpIAbLlkNvOL6BrsCiO9c_XJN4Gr-FJBXcHvtBMjG7oQbnR-bLmrKR2hXcl6egc_v0ygtcJ_o/s400/1989+Audi+90+Quattro+IMSA+GTO.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-l1KPQ8CSk4ydRO648ZL8FG_Il8UxbP43fUT1MtVJO6YhDAyZcvXGQIzQ4yOaVrSPMIAOdjNERSvX2BaSVml978qiGyuEw7j8iQzV0qxheRkrgOBHj1O7cOqg0xU6KFq71xcJf9ibLq_-/s400/Audi+90+Quattro+IMSA+GTO.bmp)
Esse é mais um carro que descobri pelas minhas andanças na internet e me surpreendi, achei diferente e muito lindo esse modelo, o Audi 90 Quattro IMSA GTO de 1989, que para muitos é um marco na história, sendo um dos carros de corrida 4 portas mais "selvagem" e avançado tecnologicamente que já passou pelas pistas.
Com a proibição do famoso Grupo B do WRC pela Fia em meados dos anos 80, muitos fabricantes incluindo a Audi resolveram repensar seus investimentos no automobilismo. Mas após as vitórias e títulos no Rally, o que fazer então com a tecnologia Quattro? Migrar para os campeonatos de Turismo foi a conclusão que chegaram.
Eles iniciaram essa nova fase em 88 na American Trans Am Series com o modelo Audi 200, que depois posso colocar uma foto aqui, e obtiveram bons resultados. A escolha pelos EUA foi porque a marca andava em baixa por lá. Mas em 89 eles resolveram partir para um campeonato menos restritivo e construíram um carro para o IMSA GT Championship, o Audi 90, o verdadeiro assunto deste post. Esse campeonato era uma espécie de ALMS da época com divisão de carros GTs e Protótipos.
A máquina possuía a tração integral Quattro, e um motor turbo 5 cilindros 2,2L com 720HP, em uma incomum carroceria comprida e achatada feita em cima de um chassi tubular. Atingia 335Km/h e fazia de 0-100 em apenas 3,5 segundos. Ganhou 7 das 13 corridas da temporada, sendo que não participou de duas provas que eram de longa duração. Infelizmente a fábrica resolveu encerrar esse projeto no fim do ano e voltou as atenções para a DTM, onde conquistou o título no primeiro ano e está presente até os dias de hoje.
Achei esse carro muito maneiro. As rodas são lindas e diferentes, totalmente fechadas e a pintura também é bonita. Estranho só esse escapamento "gigante" saindo pela lateral, mas que deve ter alguma explicação.
No próximo post esse carro cuspindo fogo, e o som indescritível do motor...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOC7uRQpfjy2MajCgAR8qurtQtPQh_711cSOjyb8carE4Tmmv5bUKeIilvFJd9VS3g9VUf4dhxBFrFfqwGKZaFqZipg1eyjX1iFHlNTS-MRUaUCkWv-xqMeU78lTFJl2ewqND3gJGbTYWw/s400/0409083950.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLBKI6HqMQJ-fw6zOKGMJCzI1bSYwL-ot-H92o998rf7LfnnxrDM_EQNSrJ9woA9uHCi5rRWll8RivdthiNHMLnRLLMugxmk2_sLEtqfs2DkiFs6fZxHJRcfbdZY9t0eQdG23cBWBCThmw/s400/Audi+90+Quattro+IMSA+GTO_3.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOuYJEVY71FMDEgU_I9s0_T8_Xr584GMo4LWzzsDSeSxAGaxuY3-rZWJumlkwTj2MKXeyWApwjjHUrPNXr6RFyEMbEs-ZSoED9siSRVOEKq3xG4JeTVYPhgv5LnUZZBCho_xlVeBbJ_wCY/s400/Audi+90+Quattro+IMSA+GTO%5B2%5D.jpg)
4 comentários:
Isso é um monstro sobre rodas!
Esse carro é fantástico, e representa um marco pois foi a partir dai que Audi decidiu investir pesado em automobilismo e simplesmente conquistou tudo que disputou, fazendo da marca um dos principais nomes em corridas do mundo.
coloquei alguns videos no blog algum tempo atras de uma olhada http://burnoutracing.blogspot.com/2009/08/videos-sessao-audi.html abraço
Fala Volney, palavra apropriada cara, sem dúvida.
-------------------------------------
Verdade Lui, o carro é demais mesmo, um dos melhores que a Audi já fez, e o ronco é simplesmente inconparável.
Valeu, abraço!
-----------------------------------
Fala aí Anderson, quanto tempo cara! Valeu pela dica, ótimos vídeos! Já até atualizei um no post.
Grande abraço.
Postar um comentário