Volvo 850 BTCC

Posted Posted by Pipe in , Comments 4 comentários


Vasculhando aqui meus arquivos, encontrei a fotos desses Volvos 850 que correram no BTCC na década de 90, e foram responsáveis pelo retorno da Volvo a corridas de carros depois de um tempo longe das pistas.
Pelo que encontrei o motor é um 5 cilindros, 2.0 litros turbo charger preparado, com algo entre 200 e 300 hps.

Muito bonito os carros, um design clássico e elegante.

O interessante é a perua como carro de corrida. Na época chamou muito a atenção e chegaram a duvidar, pois ninguém imaginava que esse tipo de carro serviria para correr.
E esse foi um dos principais motivos da Volvo ter escolhido o 850 Estate, para atrair os olhares para a marca.

Houve um grande investimento em cima disso, e o carro disputou as temporadas de 93 e 94, tendo que ser aposentado em 95 pois foram adotadas asas traseiras na categoria. E a partir daí só foi utilizado o sedan.

Não me lembro de ter visto outro carro perua nas pistas, se alguém souber, é só informar.

*Atualizado com informações enviadas pelo leitor EU. Valeu EU.


4 comentários:

Anderson Puiatti disse...

http://www.supertouring.co.uk/the_cars/volvo_850_estate.html aqui tem informações sobre a perua que é quase a mesma do sedã..se não me engano o sedã era um pouco mais potente.Não encontrei sobre o sedãmas dou uma procurada.

Pipe disse...

Valeu pela dica e pelo comentário. Tem informações muito interessantes nesse link. Vou atualizar algumas na postagem.
Abraço.

Cristiano disse...

Bom, sobre peruas em competições, a Fiat usou uma Marea Weekend Turbo em algumas corridas de endurance no Brasil, alguns anos atrás.

Pipe disse...

Valeu pela dica Cristiano, vou procurar mais informações sobre isso e ver se acho a foto do carro.

Abraço.