![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAdNC6QXAY6hS8QxoQy23hZCVqXnTq-LH8PgZ3JXBgMjPJFJB6f5Mvw0hVD2aLIMumOovQ6ewDh5hO3F8vChhmG9SJP135Okrpe3ee7O8MElcCfmN5c3G-CUorjaSwC4Ku-inuFAQoBL5y/s400/lancia037acropolis19835to4wf.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmUeXth5a7MblJg5-Gj9TPzOleSL_37RAbXRhU88EAly2DaLmCHViuCUYB6n4sMpuBfJ2F2T6L8Zgg-M9p5JJcVarTfNZ_T5st8jnenrdh5PeCb9uv20n_7aaROp6ODAssVrlfiW-wpvsN/s400/1554031326_70e1251f22_o.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-Qjl8qlncPm8DH6u4gMR0UTUZTUfMZYFV9e6gi7g2KdsWTcG9evTOZ-gToupZxbjVSHrKA3ANKQmCXr3THOBg3xwRdX3KO65npw929sRfPueNm7WNNT1VLexK-kLYMg-mP8CotNqe-q4h/s400/Lancia+037+Rally_.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhG5FyGu0u-31ISaepPctJ0jN91RPUgiwvFH1FU8onJS0i0VuSaeBmZL7wLhQ5CfRIaa3fFYieC4PG5rnLanKPsG7Qhu3ejvyi7iG0FNfiaiEN7AS4dKnZ0kanwuG-MUVx1gWFiP4pZYiKo/s400/lancia037gz4.jpg)
Esse era o carro que eu ia postar aproveitando os vídeos do Grupo B, o Lancia 037, na minha opinião um dos carros mais bonitos daquela época. Estreiou na temporada de 1982, e para isso 200 unidades de modelos de rua tiveram que ser produzidas, e imagino que hoje custem uma boa grana. Esse primeiro ano foi marcado por muitos abandonos devido a quebras, mas também várias vitórias mostrando o potencial do carro. E aí em 1983, mesmo contando com a forte concorrência dos Audis Quattro, o 037 conquistou o campeonato mundial de marcas com os pilotos Markku Alén, Attilio Bettega e Walter Rohrl, deixando seu nome na história.
Para a defesa do título em 84 a Lancia atualizou o carro e aumentou a potência do motor, mas não foi o suficiente para combater os Audis Quattro e sua tração diferenciada, que levaram os títulos daquele ano. Em 1985, no último ano da participação oficial da Lancia com o 037 da Martini, os Peugeots 205 T16 também auxiliados pela tração 4WD levaram a taça, e deixaram a Lancia a ver navios mais uma vez. Já para a temporada seguinte eles vieram com o poderoso Lancia Delta S4, e seu motor turbocharger supercharger e tração 4WD, mas falo dele um outro dia.
A primeira versão do 037 tinha um motor 4 cilindros 2.0L com 300HP, e o segundo modelo um 2,1L com 325HP. Nesse post estão fotos apenas do modelo com a bela e marcante pintura da Martini, a mais conhecida mesmo, mas houveram outros 037 com pinturas diferentes que postarei a seguir.
A famosa tomada aérea de todo carro de rally que se preze.
3 comentários:
Pra mim a mais bela Lancia. Mais que a Stratus.
@Tohmé
Continuo preferindo o Stratus, mas não desmereço nem um pouco o 037.
Tanto o 037, quanto o S4 e o Stratus são carros muito bacanas.
Nunca cheguei a ver, a versão de rua do 037. Deve ser um carro bem raro!
Fala Tohmé, acho mais maneira que a Stratus também, mas ainda acho que prefiro o Beta Montecarlo, não sei, dúvida cruel, rs.
Abraço.
-------------------------------
Fala Volney, para mim é difícil eleger um preferido, concordo contigo, todos são bem bacanas e merecem os elogios.
Segue um link com fotos de uma versão de rua do 037, bem maneiro também. Deve ser difícil encontrar um desses mesmo, coisa de colecionador.
http://www.alfabb.com/bb/forums/other-italian-cars/63747-shamrock-rally-three-fulvias-scorp-2.html
Abraço.
Postar um comentário