![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-hiLuFehgPnRYqUJxY9bU9vjBBqYKWNrHfjaxSvzNPj-H-O8o_ahdy67jpC2n-iEIP68Awk5XByQsSnpTJ72qIDZdmmgARTceL0ZERnBO0-WzeeGi22F2HImmhxenOGCelzfSSbeODH8f/s400/Sainz%253APortugal+1998%253ACorolla+WRC+.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixr0qJiWLhzq0BtLuxyVHQsRfmW4EPXWBrYelhR3XTXN7x_zukg6D7dyQ7hY9x_Ieizxpi-hSny4SZfYOaaHX6QKI5xI3no3ZCJT3ojIeYXOwFGhhmFAwKEi1oGGKJ9c0QxbDJLhp3ZPdN/s400/toyota_corolla-wrc_r2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVLjAWgIIoQNxH0fytBbfQ1aJuFb0Xn8f5baGVN6ocjET8AC2fd4Ldfr4v_MVmPSCYFQHhmzKEGxzJZRvXgCXwnI_3XqNI2wq2gxi8tx6AW76N9lQJNPMpGUQdgSLPx3qavrsnnIekBNRQ/s400/TOYOTA+COROLLA+WRC.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6MBYMf08GSnuI15roAtT0hEs7Ax4YZ_MnA4XaCmWgC29DUFuumP0hFG20emYxDwZW9VLNt6tgQZOERBr5HuHAzt9zDtJG2ri2iXMXK1ZxlH3Qn3W6xI9yIp-JC8Zmze0om3u9VobvpPSE/s400/copy_0_Toyota+Corolla+WRC.jpg)
Saindo um pouco do asfalto e indo pra terra, esse é o Toyota Corolla WRC que disputou o campeonato mundial de rally no fim da década de 90 e início dos anos 2000. Esse carro estreou em 1997 e foi o sucessor do Celica, famoso modelo da Toyota vitorioso no rally, e representou também a volta da marca a competição após um ano de afastamento devido a uma penalização por irregularidades encontradas no Celica de 1995. Esse Corolla WRC contava com um motor de 4 cilindros 2.0L e 300HP.
Na temporada de 1998, o piloto espanhol Carlos Sainz voltou para fortalecer a equipe na busca dos títulos, ele já havia sido campeão mundial pela Toyota em 90 e 92, e o outro piloto da equipe era o francês Didier Auriol. Os carros brancos com detalhes verdes e vermelhos, são justamente os modelos oficiais desses dois pilotos da Toyota Castrol Team. Mas também houveram diversos outros Corollas WRC com outras pinturas de outras equipes, como a da Marlboro, pois o carro correu oficialmente até 2006, e acho que até hoje tem gente utilizando esse modelo em provas de rally pela Europa. Não achei muita informação dele, e não sei dizer se chegou a ser campeão, mas parece que não. De toda forma, eu achei o carro bonito e com um visual interessante.
3 comentários:
Tipo assim...
Como estou montando uma mini série sobre os carros que já passaram no WRC, aí vai um resumo do carro:
TOYOTA COROLLA WRC
Ficha de homologação: A5572 (versões 97 e 98) A5597 (Versão 99)
Estreia: Rali da Finlândia 1997
Versão 98: Rali de San Remo 1998
Versão 99: Rali de Portugal 1999
Primeira vitória: Rali de Monte Carlo 1998 (Carlos Sainz)
Versão 98: (nenhuma)
Versão 99: Rali da China 1999 (Didier Auriol)
Vitórias: 4 (Carlos Sainz 2, Didier Auriol 2)
Carros produzidos: 63
Abraços
Valeus pelas informações Leandro. Muito boa sua pesquisa.
Abração.
E muito maneiro
Postar um comentário