![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4FkV0j-2LGBBaMf0HeDhxbK9s39YCJftQFnL1smdNhIthcmAtJQ6T5jh4stOIVOZJQ1btH_k5Us11Ka7Lv6jiRLgx4GTUMJHVpUqhPj4DzFIsAfw9NSWBo1RE6Ls3xe1dKPuCkw0wU9FH/s400/Alpine+Renault+A220.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPvEKf9HmDoTK0AYmgYksIW1C60wtZfB16lNuI2VaWOxquaehIpErz8HQ8n7HCI-fi5Iyn6lTByg9ESR-aiiO_8e-Zcz7PAvJPp1qH2v88Y6GaUWa9M8SCdu7KkDj4qMqNzViK7q6BinYg/s400/Alpine+Renault+A220_3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIXdzTN63PBOimsTmBJYVh115-vXPhqHIqA7-w4wax9G2D-2qj9jnaKHPPPVWIAh_uyEg5SWpAJ6wGn55N3FJSo0-VAX9MdkK-fFroHEix72ZFGN0uKu2jZ09sMlIC-YZI6FNvpscTd62M/s400/Alpine+A220+1968.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMmkh7hZ-keGS6npWWG3eOlpZXILgUDk4YYz6jGPee5dT7kad368ghQCm7sOJ8XJLOZTdgty7uQJzO1G_IacTcve-bsWL_Qj3uRDd2tzpHlmaRYyoqfzVSKDx7aeID9RChJ17auo3TraUK/s400/Renault+Alpine+A220..jpg)
Esse é o Alpine Renault A220, belo protótipo que disputou as 24H de Le Mans em 1968 e 69. Com a mudança no regulamento de 68 na categoria de protótipos, que limitou os motores a 3.0L, as Ferraris e Fords da época ficaram obsoletos, e a Alpine que contava com o apoio financeiro da montadora francesa e a Gordini no fornecimento de motores, resolveu apostar do desenvolvimento desse carro.
Como o maior motor de corrida da Gordini era 1.5L, a solução foi juntar dois propulsores desses de 4 cilindros, criando um V8 3.0L com 310HP, que era capaz de atingir 330Km/h.
Foram inscritos quatro A220 nas 24H de Le Mans de 68, mas só um terminou, em 8º lugar. E em 69, nenhum dos três carros inscritos conseguiu terminar a corrida. As poucas vitórias que o carro conseguiu foram em corridas de menor importância na França.
Nas fotos acima modelos restaurados na Le Mans Classic de 2004, e abaixo os carros em Le Mans no fim da década de 60. E segundo informação do Interdomin, o #28 foi pilotado pelos franceses Henri Grandsrise e Gérard Larrousse.
4 comentários:
El Alpine #28 fue pilotado por los franceses Henri Grandsire y
Gérard Larrousse.
Belíssimo protótipo Pipe, e bem maior que o A110, que por aqui ficou conhecido como Willys Interlagos.
Acho que esses Alpines têm muito dos Matras, não?
Gracia Interdomin,
Atualizei o post.
Saludos.
-------------------------------------
Fala Alysson,
Bonito mesmo, e bem observado por você, muito maior que o A110, que aliás precisa aparecer aqui. Vou tomar as providências necessárias para isso, rs.
Abraço cara.
-------------------------------------
Também acho Tohmé, preciso pesquisar para ver se é proposital, se foram projetados pelas mesmas pessoas e etc, mas visualmente eles lembram mesmo os Matras com esses faroizões.
Abraço.
Postar um comentário