Mooncraft Shiden - Super GT

Posted Posted by Pipe in , , Comments 4 comentários



Esse é outro carro que só tem no Super GT, o Mooncraft Shiden da Priveé Team. Só existe um modelo dele, e foi desenvolvido exclusivamente para a categoria GT300 do campeonato japonês. Houve em 1977 um outro protótipo Shiden, chamado de Shiden 77, e em 2006 resolveram reviver o projeto. A empresa de design automotivo japonesa Mooncraft fez o desenho, e a construtora de carros de corrida americana Riley Technologies produziu o modelo.

O Shiden renovado usa o chassi e a carroceria de um protótipo Daytona Prototype, daqueles que correm na GrandAm nos EUA, só que modificado, e olhando bem realmente lembra um pouco. O motor é um 4.2L V8 com aproximados 300HP. O carro é diferente, chama muita atenção no meio dos outros competidores por ter um visual de protótipo enquanto os outros se parecem com carros de rua modificados. De toda forma é bem bonito, a pintura também é legal, enfim, mais um belo exemplar do excelente campeonato japonês.

*Atualizado
O amigo Lui George informou que esse carro foi vice-campeão da GT300 em 2006 e 2007. Em 2006 chegou a ter os mesmo número de pontos que o campeão, mas perdeu nos critérios de desempate, e em 2007 venceu o campeonato de equipes. Isso mostra que o carro anda forte e não está de bobeira na categoria.


4 comentários:

Fernando disse...

O carro podia muito provavelmente participar dos campeonatos que a ACO organiza como ALMS e LMS
lindo parabens pela matéria

Volney disse...

Em alguns ângulos ele lembra o Maserati MC12.

Lui George disse...

Poxa Pipe, depois de postar o Garaiya você me aparece com o Shiden, meus carros favoritos do GT300 na Super GT. Esse é outro carro que eu sempre torço, o visual dele é muito bonito. Dando uma pesquisada eu achei um fato curioso, os pilotos desse carro foram vice campeoes 2 anos seguidos (2006 e 2007) terminando o campeonato com o mesmo numero de pontos da dupla campea perdendo apenas nos criterios de desempate, mas pelo menos em 2007 eles conseguiram o titulo por equipes.
Eu sabia da historia de que o Shiden tinha como base o DP da Riley, engraçado que o carro japones ficou muito mais bonito que os Riley originais ou que qualquer outro carro que dispute a principal categoria da Grand-Am.
abraço

Pipe disse...

Oi Fernando, obrigado.
Realmente o carro tem um visual diferenciado, é muito bonito, cairia muito bem na LMS/ ALMS mesmo. Era só botar um motorzão mais potente e mandar ver, rs. Quem sabe um dia alguém não faça isso.
Abraço.

--------------------------

Fala Volney,
Depois que você disse, olhando assim a traseira, me lembrou também, principalmente naquela foto vista de cima. Mas é isso aí, bem observado.
Abraço.

--------------------------

Fala aê Lui, pois é, coincidência, também acho os mais maneiros da categoria e resolvi mostrar logo de uma vez, rs. Eu também gosto de torcer para os diferentes, mas aonde você vê as corridas da Super GT? Queria acompanhar mais.

Realmente o Shiden dá um banho no visual em relação aos Riley, que já tem a aparência de mais antigos mesmo e mereciam uma atualizada. E é verdade, nessa categoria DP da Grand-Am todos os carros são meio esquisitos, tem um meio bicudo lá que é feio demais, rs.

E valeu pela informação.

Abraço.