![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoAZmQ9d4tN9jIRN-sitaMMeAGIkLASX9fQBu6P9mZWWv1e97NmsITg0_enydiv3N3jV6yc2iI3zvr8X8qbhR7oZI9_abyVsTa8XHa4wEU_KgY9AK5mDhyt9xtsEiAVZCisjGojGlYAFq-/s400/Chevron-B8-BMW_5.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrUG3lvhSiLzrtC44-OimWlKJeoyl7ZRQoTpCMsX7Q4miawaP2nsMeYzYWIhfFY3V5FN4jDaza3KYFLGpKDQgS7f6XiCe0-7lmdqY2eALHKHEW7dcJ7l-_r6KW4cp16mBQbl9TPlxlk7x2/s400/Chevron-B8-BMW_4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkrSIxx88xOlQTMYKJzc7VlhSZCqHL_wAdvf2uXJyDYSldK3r0Aja7HrOepjZ4iSK8cJMGuvAfOusx_Pj1NIPmPfQ-dKPuN9xL5-4kZUmSj23cGkalGQgKmu0AR-ZPdZeqaUGWTpzgZIvX/s400/Chevron-B8-BMW_13.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEge7wOPAyHoKf7H1PggwuRMSxerGUCIGpfGQ52bydsWyiAQ97rjt2L5dIxtGoDWVL95Y6jBbFXeGTj1qylU7_Jcb16cofZFcbAyNvXAkQORtAKlDz18ihH3tS0JKuzAQxZS5925eCIAuvNH/s400/4185695186_d0b932a443_b.jpg)
A década de 60 foi sem dúvida incrível para a história dos carros protótipos, e um dos veículos lançados nessa época foi esse simpático e bonito Chevron B8. Criado no final dos anos 60 pelo britânico Derek Bennett, construtor de carros e inventor da marca, o B8 foi uma evolução dos modelos anteriores visando participar do Group 4 da FIA na GT Class. Naquele tempo para ser homolagado nessa categoria um carro de corrida precisava de pelo menos 50 unidades produzidas, e embora tenha chegado apenas perto desse número, o B8 conseguiu o ok final considerando os modelos anteriores que já tinham sido produzidos e não catalogados e as peças em estoque para construir as unidades restantes.
Correu de 68 a 70 e utilizou vários modelos de motores, como Ford e BMW, conquistando vitórias importantes tanto no campeonato nacional como no internacional (venceu as 24H de Daytona), solidificando a reputação da marca como construtora de carros rápidos e duráveis. E por isso hoje é uma escolha bastante comum para disputar os eventos de históricos, conseguindo bater de frente com os GT40 e as Lolas T70. Aliás, a frente do carro me lembrou a T70 MKIII mostrada nesse post. Todos os modelos das fotos são show, mas se fosse pra escolher um ficaria com o #133 de bico vermelho aí de cima, que belo brinquedo.
*Atualizado
O amigo Rui Amaral (blog Hitória que Vivemos) mandou a imagem de uma reportagem da época em que o Chevron B8 corria, que faz um pequeno resumo dessa prova especificamente. E nessa reportagem estava essa imagem da largada onde vemos pelo menos três B8s, uma Lola T70 MKIII, uma Lotus Europa, um Porsche 907 e parece que uma Ferrari lá no canto (acrescentou o Rui), ótima imagem, valeu Rui!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyC_UKA-h2Qc4avwqpFOvxeRKtFLQPW-CzjN86P2YpJ-1MD_P9rzre2ZYHeJIxewOltqX5WkWnIFERiDSoBrDgF-HCC8BL7sBdNd9biCfmS2HIp_MQKCJbvAzfvyp807GfrBRbpumUj9_N/s400/CroftG568_+www.ruiamaraljr.blogspot.com.jpg)
4 comentários:
Gostei do prata da primeira foto, deve ser coisa de outro mundo guiar um carrinho desse.
Pipe, pra mim é muito baseado na Ferrari 250 LM.
Valeu Pipe,alem deles lá atras Lotus Europa, Porsche 907 e lá no cantinho parece uma Ferrari.
Abs
Rui
Fala Volney,
O prata é maneiro mesmo, seria difícil escolher um, rs. Pilotar deve ser incrível cara, sei nem o q dizer...
Abraço.
-------------------------------
Fala aí Tohmé,
Eu não lembrava dessa Ferrari, mas dei uma procurada em fotos pela internet e realmente parece mesmo com o B8. Embora eu ainda ache o Chevron mais bonito.
Vou ver se falo dessa Ferrari qualquer dia desses.
Abraço.
--------------------------------
Fala Rui,
Valeu pelas informações e pela reportagem, atualizei o post.
Abraço.
Postar um comentário