sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Toyota Corolla WRC




Saindo um pouco do asfalto e indo pra terra, esse é o Toyota Corolla WRC que disputou o campeonato mundial de rally no fim da década de 90 e início dos anos 2000. Esse carro estreou em 1997 e foi o sucessor do Celica, famoso modelo da Toyota vitorioso no rally, e representou também a volta da marca a competição após um ano de afastamento devido a uma penalização por irregularidades encontradas no Celica de 1995. Esse Corolla WRC contava com um motor de 4 cilindros 2.0L e 300HP.

Na temporada de 1998, o piloto espanhol Carlos Sainz voltou para fortalecer a equipe na busca dos títulos, ele já havia sido campeão mundial pela Toyota em 90 e 92, e o outro piloto da equipe era o francês Didier Auriol. Os carros brancos com detalhes verdes e vermelhos, são justamente os modelos oficiais desses dois pilotos da Toyota Castrol Team. Mas também houveram diversos outros Corollas WRC com outras pinturas de outras equipes, como a da Marlboro, pois o carro correu oficialmente até 2006, e acho que até hoje tem gente utilizando esse modelo em provas de rally pela Europa. Não achei muita informação dele, e não sei dizer se chegou a ser campeão, mas parece que não. De toda forma, eu achei o carro bonito e com um visual interessante.




Corolla WRC em prova recente de rally.

3 comentários:

  1. Tipo assim...
    Como estou montando uma mini série sobre os carros que já passaram no WRC, aí vai um resumo do carro:

    TOYOTA COROLLA WRC

    Ficha de homologação: A5572 (versões 97 e 98) A5597 (Versão 99)

    Estreia: Rali da Finlândia 1997
    Versão 98: Rali de San Remo 1998
    Versão 99: Rali de Portugal 1999

    Primeira vitória: Rali de Monte Carlo 1998 (Carlos Sainz)
    Versão 98: (nenhuma)
    Versão 99: Rali da China 1999 (Didier Auriol)

    Vitórias: 4 (Carlos Sainz 2, Didier Auriol 2)

    Carros produzidos: 63

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Valeus pelas informações Leandro. Muito boa sua pesquisa.
    Abração.

    ResponderExcluir