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Esse carro diferente e curioso me foi enviado pelo amigo Leandro Castro (blog Fórmula Total). O visual incomum e o nome do modelo, quase meu xará, chamaram a atenção do Leandro. Esse é o Piper GTR, protótipo britânico construído no final da década de 60 para correr as 24H de Le Mans. Houveram alguns outros Pipers antes desse, mas em 1968 a companhia mudou de direção e o novo dono, o piloto amador Brian Sherwood, tinha a ambição de participar da famosa corrida de 24h com dois exemplares.
O carro tinha chassi monocoque e foi todo projetado para diminuir ao máximo o peso e o arrasto. Além da altura extremamente baixa, a solução que mais chama atenção é a estranha asa na dianteira que acabou se mostrando eficiente no fim das contas e torna o visual do carro semelhante ao de uma Arraia. O motor era um Lotus/Ford 4 cilindros Twin-cam 1.3L com 155HP, que era capaz de levar o carro de apenas 600Kg a 264Km/h.
O modelo ficou pronto em cima da hora de ir para Le Mans e chegou para a corrida sem ter feito nenhum teste antes. Ainda na primeira sessão de treinos o carro começou a apresentar problemas de super aquecimento, mas nas voltas que conseguiu dar para valer tinha se mostrado muito rápido nas retas e nas curvas. A situação se complicou após um acidente na Mulsanne, que danificou muito o Piper e não havia como reparar a tempo de completar a classificação. Como apenas um dos dois pilotos tinha marcado tempo oficial, o carro não pôde largar, e então se encerrou a histórias desse modelo nas pistas.
Chegaram a projetar dois outros modelos de corridas, mas com a morte trágica do diretor da empresa em um acidente de carro, o projeto foi abandonado. A companhia fez durante mais algum tempo um modelo de rua, mas no início da década de 70 encerrou as atividades. Um fim meio triste afinal o carro se mostrou promissor, mas faz parte do automobilismo, muita gente acaba nadando e morrendo na praia. Tirando a última foto original da época, nas outras imagens está o modelo reformado que participou em 2005 do Festival de Goodwood e da Le Mans Classic em 2006.
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